Cuiabá, 02 de Dezembro de 2022
logo

25 de Novembro de 2022, 11h:11 - A | A

GERAL / FOCO É VACINAR

Secretária descarta retomar uso obrigatório de máscaras nas escolas de Cuiabá

Município acompanha a situação e não vê como necessário a obrigatoriedade

LORIANE VILLAR
DAFFINY DELGADO



A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, descartou que o município volte a exigir o uso de máscaras obrigatório nas salas de aula das escolas municipais. "A principal recomendação, neste momento, é a vacinação contra a Covid-19, principalmente das crianças em idade escolar", afirmou Edilene, na manhã desta sexta-feira (25).

Em entrevista ao RepórterMT, a secretária afirmou que o município, através do Comitê de Saúde, está acompanhando a situação local. Segundo ela, nesse momento a prioridade é mesmo vacinar as crianças.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“O município está vacinando as nossas crianças. O foco do município de Cuiabá é a vacina da criança que está em sala de aula, todos os estudantes.”

Esta semana, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), liderado pela Secretaria de Saúde do Estado, recomendou o retorno do uso das máscaras para pessoas com sintomas gripais e crianças de 5 a 11 anos em ambiente escolar. A orientação ocorreu após ser confirmada a circulação da subvariante da ômicron BQ.1 em Mato Grosso e registrado aumento de número de novos casos da doença em todo o Brasil.

O Governo do Estado frisou que cabe aos municípios criar estratégias para reforçar as ações de vigilância em saúde da Covid-19, com a identificação de casos suspeitos e confirmados e busca ativa dos contactantes, com objetivo de contenção e controle da doença.

Por enquanto a recomendação que vale para todos é manter a atualização da vacinação contra a Covid-19, conforme a disponibilização por faixa etária e as medidas de biossegurança, como lavar bem as mãos e utilizar álcool em gel.

Comente esta notícia