facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Setembro de 2025
16 de Setembro de 2025

08 de Maio de 2017, 14h:00 - A | A

GERAL / INTERDITADA HÁ 2 MESES

Secid lança edital para licitar conserto da Ponte Benedito Figueiredo

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) lança esta semana o edital de licitação para contratação de empresa que fará obras de reparos e reforço na estrutura da Ponte Benedito Figueiredo, localizada na região do Coxipó

CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO



A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) lança esta semana o edital de licitação para contratação de empresa que fará os reparos na Ponte Benedito Figueiredo, localizada na região do Coxipó, em Cuiabá. A ponte está interditada há dois meses e o tráfego flue de forma parcial.

A ponte interliga os bairros Jardim Califórnia – próximo à Avenida Beira Rio - ao Coophema. O trânsito ficou totalmente interdidato do dia 16 de fevereiro até 5 de abril, devido a danos à cabeceira da estrutura, causados pelas chuvas intensas do início do ano. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Nesta semana vamos fazer a licitação para realizar as obras de encabeçamento, aterramento e demais reparos necessários para garantir a segurança da ponte”, disse o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), em entrevista ao Conexão Poder.

“Nesta semana vamos fazer a licitação para realizar as obras de encabeçamento, aterramento e demais reparos necessários para garantir a segurança da ponte”, disse o deputado estadual Wilson Santos.

Ele explicou que os gastos para as novas intervenções não devem ultrapassar os R$ 500 mil.

A assessoria de imprensa da Secid informou que, durante a execução dos reparos, o trânsito não será interditado totalmente. A obra prevê reforçar a estrutura com uma barreira protetora, para impedir que a água atinja a cabeceira da ponte e não tem previsão de início.

A construção da ponte foi finalizada em 2013. O Governo do Estado explicou que a empresa responsável, a Três Irmãos, não tem obrigatoriedade nos reparos, uma vez que os estragos foram causados pelas chuvas e mudança no curso da água do Rio Coxipó, que provocaram o assoreamento da cabeceira da ponte. 

O Estado chegou a estudar a possibilidade de instalar uma ponte de ferro no local, até que os reparos definitivos fossem feitos. Porém, desistiu do projeto, devido às exigências para que o Exército pudesse executar os trabalhos.

Durante o período de interdição, as Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio tiveram aumento considerável no trânsito, com o volume de carros triplicado. 

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma intervenção provisória, que resolveu parcialmente o problema, liberando o tráfego para veículos de pequeno e médio portes. 

Leia mais:

Emanuel decreta situação de emergência em ponte interditada

Secid descarta ponte de ferro e libera tráfego em até 15 dias

Ponte interditada só terá recomposição da cabeceira após período de chuvas, afirma Wilson

Comente esta notícia