JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Mato Grosso (MST) acusa Israel de fazer terrorismo ao longo de 75 anos e apoia a “reação legítima” do povo palestino, que “luta pelo seu direito”. Os ataques, que acontecem desde sábado, já deixaram mais de 2 mil mortos em Israel e Gaza.
Ao RepórterMT, Itelvina Maria Masioli, membro da Direção Estadual do MST, explicou que a guerra dura mais de 75 anos e não deve ser olhada apenas no contexto do que acontece desde o último fim de semana. “Nesse período o povo palestino tem sofrido todos os ataques do governo sionista de Israel, seus territórios sendo anexados, muros sendo levantados”, salienta.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“É toda uma sorte de violações dos direitos humanos ao povo palestino, ao povo que vive em Gaza. Hoje todo mundo sabe que Gaza se tornou a maior prisão a céu aberto no mundo. O que nós estamos assistindo é uma reação legítima de um povo que luta pelo seu direito”, acrescenta.
Ainda segundo Itelvina, quem cometeu terrorismo ao longo dos anos foi Israel. “Israel viola todas as leis internacionais. Israel viola e não respeita às orientações da própria ONU. Agora, quem que é o terrorista da história?”, questiona.
“Quem sofre com a guerra é a população civil dos dois lados. A guerra não interessa aos povos. Mas a gente não pode olhar para o que está acontecendo neste momento, no contexto histórico da guerra e da intervenção, do colonialismo israelense ao povo palestino só sem olhar um contexto geral”, continua.
Por fim, Itelvina afirmou que o MST apoia a luta legítima do povo palestino. “O movimento sempre apoiou a luta legitima do povo palestino de ter direito ao seu território, de ter direito de ser reconhecido como um país, uma nação, que tem povo, tem cultura e tem um direito legítimo a viver em paz”, termina.
Gerson 11/10/2023
Quem e essa mulher do mal em julgar alguém por mortes, essa guerra só quem pode julgar são os palestinos e israielnses, a falar ou opinar sobre esta guerra santa que tem mais de 40 anos, essa mulher anta não tem direito nem moral em julgar quem é quem, só mesmo um arabe para julgar.
Paulo Sa 11/10/2023
Muito louco vc está errado, quem deveria tomar uma atitude seria a ONU, que engloba vários países! Seria uma decisão a nível mundo. Mas o que aconteceu? Deixaram na mão de Israel as decisões sobre gaza! Mas é comum a ONU não decidir nada nem tomar partido de nada! Tai o que virou! Deixar na mão de Israel é a mesma coisa que o bandido decidir se vai ser solto ou preso!
Paulo Sa 11/10/2023
Então se Israel apelar e matar inúmeros palestinos também é certo? Olho por olho?
muitolouco 11/10/2023
Gostaria de saber e entender, o que pessoas civis, ou politicos brasileiros tem que se meter nas desavenças entre Israel e Hamas, acho que como ser humano, é um problema que quem tem que encontrar soluções para o conflito, são os proprios envolvidos, ou estou errado?
Costa 10/10/2023
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Welton 10/10/2023
Manda tudo esse sem terra lá pra faixa de Gaza brigar pelo direito da terra ao invés de ficar aqui grilando terras , não e atoa que a bandeira de todo regime opressor e comunista e vermelha
6 comentários