VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT
Moradores do bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, denunciam o abandono de três cachorros em um imóvel da região. Os animais são deixados sem água e sem comida, além de estarem infestados de carrapatos, e sobrevivem apenas com os alimentos que os vizinhos colocam pela grade.
Os cachorros vivem em situação completamente insalubre. A casa está abandonada e no terreno há três carros, um trator velho, muito lixo e uma infinidade de pneus, que servem inclusive como criadouro de mosquito da dengue. De acordo com informações dos vizinhos, um idoso, que já morou no local e é dono da propriedade, passa por lá pelo menos uma vez por semana apenas para depositar lixo e prender os cachorros.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A advogada Bruna Garcia, defensora dos animais e membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), recebeu a reclamação dos moradores, foi até o local na manhã desta sexta-feira (13) e constatou a situação de abandono.
Ela informou ao RepórterMT que, atualmente, três animais vivem lá, mas que já viveram outros cachorros que chegaram a morrer devido às condições. Bruna disse ainda que, segundo a denúncia dos vizinhos, um dos cachorros que morreu foi comido pelos demais. Os denunciantes disseram também que quando um cachorro morre, o proprietário coloca outro no lugar.
“A população do Bosque da Saúde está clamando por ajuda pra tirar esses animais desse lugar insalubre e limpar o local”, disse Bruna Garcia.
A situação se arrasta pelo menos desde 2016 e já foi denunciada diversas vezes, mas nenhuma atitude foi tomada pelas autoridades. A única assistência que os cachorros possuem no momento são água e comida que os moradores do entorno colocam para eles pelo portão.
Além de buscar ajuda com a advogada, os moradores reportaram a situação na Secretaria Adjunta de Bem-estar Animal, da Prefeitura de Cuiabá e na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).
Procurados pela reportagem, a Secretaria de Bem-estar Animal informou que recebeu a denúncia no fim dessa quinta-feira (12), por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Já a Dema informou que já foram realizadas as diligências no local e foi feita a entrega de um termo de orientação ao proprietário. A delegacia disse também que o caso continuará sendo acompanhado nas próximas semanas para verificar se as orientações estão sendo atendidas.
Veja as imagens:
Paulo sa 13/09/2024
Ou seja, monte de dinheiro jogado fora. Para coisa nenhuma!
Marcia 13/09/2024
Como essa situação se estende desde 2016? Gostaria de saber qual a função do Bem estar animal, deveria ser divulgado e melhor fiscalizado. Muito ruim o atendimento
2 comentários