facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Maio de 2025
10 de Maio de 2025

10 de Maio de 2025, 07h:50 - A | A

GERAL / TOPO DO RANKING

Lucas do Rio Verde tem o melhor índice de desenvolvimento no Estado e no Centro-Oeste

Município alcança excelência e entra para a elite do desenvolvimento nacional, com destaque em emprego e renda e qualidade na educação e saúde

DO REPÓRTERMT



Lucas do Rio Verde atingiu um marco histórico em sua trajetória ao conquistar a primeira colocação no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) entre os municípios de Mato Grosso. No Centro-Oeste, em municípios acima de 50 mil habitantes, Lucas também aparece na liderança. Com um índice consolidado de 0,8160 — classificado como “Desenvolvimento Alto”, o município se posiciona entre os 4,6% mais avançados do Brasil, segundo os dados do IFDM 2025 (ano base 2023), divulgados recentemente pela FIRJAN.

O salto no indicador representa uma evolução expressiva nos últimos dez anos. Em 2013, o índice de Lucas era de 0,6937. Desde então, o município cresceu de forma consistente, com o maior avanço registrado entre 2022 e 2023, quando o índice saltou de 0,7633 para 0,8160.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Sem dúvida esse é um reflexo do trabalho feito pela administração pública. Muito importante, você aparecer entre os 4,6% dos municípios brasileiros com melhor índice, ou seja, com alto índice de desenvolvimento municipal, e que é medido através da geração de emprego e renda, educação e saúde, é um motivo de orgulho para nós luverdenses, para o município de Lucas do Rio Verde. Isso demonstra que estamos no caminho certo, e isso me deixa muito feliz”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

O IFDM é elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) com base em dados oficiais das áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde. Em Lucas, o desempenho é considerado excelente em Emprego e Renda, com nota 0,9462 — uma das maiores do país. Educação e Saúde, que impulsionaram o crescimento do índice do município, apresentaram desenvolvimento moderado, com 0,7792 e 0,7226, respectivamente. 

Apenas cinco municípios do Centro-Oeste superaram a marca de 0,8 no índice consolidado (alto desenvolvimento): Lucas do Rio Verde (MT); Ceres (GO); Campo Grande (MS); Primavera do Leste (MT) e Jataí (GO). 

A composição do IFDM em Educação leva em conta indicadores como o percentual de crianças em creches, qualificação de professores, educação em tempo integral, abandono escolar, distorção idade-série e desempenho no IDEB. Já a Saúde analisa fatores como cobertura vacinal, pré-natal, incidência de gravidez na adolescência, saneamento, internações evitáveis e mortalidade infantil.

O avanço de Lucas do Rio Verde reafirma sua posição estratégica como cidade inovadora, economicamente forte e com políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida da população. 

Reprodução

Ranking da FIRJAN coloca Lucas do Rio Verde

Ranking da FIRJAN coloca Lucas do Rio Verde

Reprodução

Ranking da FIRJAN coloca Lucas do Rio Verde

Ranking da FIRJAN coloca Lucas do Rio Verde

Comente esta notícia