APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
A fumaça que cobriu Cuiabá nesta quinta-feira (08) tem origem nos focos de queimadas registradas no Pantanal de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, especialmente Poconé e Barão de Melgaço. Conforme o Corpo de Bombeiros mato-grossense, a frente fria que avança pelo Centro-Sul do país “empurrou” a fumaça para a Baixada Cuiabana.
Não há previsão de chuva para os próximos dias, apesar da possibilidade de queda de até 5ºC já nessa sexta-feira (09). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda na temperatura é provocada por uma massa de ar polar vinda do sul. A massa de ar frio dificulta a dispersão da fumaça.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
LEIA MAIS - VÍDEO: Cuiabá é tomada por nuvem de fumaça; prédios somem no horizonte
A previsão é de que as temperaturas permaneçam abaixo da média desse período até a próxima segunda-feira (12). Na sexta-feira (09), Cuiabá deve amanhecer com 19 graus e a máxima não deve passar dos 28 graus. Já no sábado (10), a mínima será de 13 graus e a máxima de 26 graus. No domingo (11), a mínima será de 14 graus e a máxima de 30 graus.
Imagens registradas pelo RepórterMT mostram os prédios da cidade quase desaparecendo no horizonte por conta da fumaça. Na região do Centro de Eventos do Pantanal quase não é possível enxergar os prédios. Já na Avenida Fernando Corrêa da Costa os veículos transitam em meio à fumaça. (Veja ao fim da matéria).
O monitoramento de satélites apontou que a direção do vento em Mato Grosso do Sul, na região de Corumbá, mudou com sentido para Mato Grosso. Dados divulgados há um mês mostram que a cidade de Corumbá concentra 66% das queimadas em todo o bioma.
A Defesa Civil do Estado já emitiu, nesta quinta-feira (08), um alerta de friagem, diante da previsão de queda de temperatura para 102 cidades mato-grossenses.