Cuiabá, 08 de Fevereiro de 2023
logo

06 de Janeiro de 2023, 08h:51 - A | A

GERAL / CUIABRISA

Chuvas não darão trégua no fim de semana, com risco de alagamentos e raios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram alertas para chuvas intensas para todo o estado.

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



As fortes chuvas desses primeiros dias do ano já estão mudando o clima da capital mato-grossense, de famosa 'Cuiabrasa' para 'Cuiabrisa'. Sites especializados em meteorologia, ClimaTempo e The Weather Chanel, apontam que as chuvas permanecerão frequentes por, pelo menos, toda a primeira quinzena do mês, uma vez que as zonas de instabilidade sobre Mato Grosso favorecem o aumento de nuvens carregadas na região, ocasionando pancadas de chuva durante o dia, muitas vezes intensas, e leve das temperaturas, apesar de o ar permanecer abafado.

Nesse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Mato Grosso emitiram alertas para chuvas intensas para todo o estado, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Ainda há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e raios.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Nessa quinta-feira (05), o dia foi chuvoso sobre a capital, por mais de 5 horas ininterruptas. A umidade relativa do ar ficou em 80% e os termômetros não passaram de 26 graus. 

Nesta sexta-feira (06), deverá ser registrado sol com aumento de nuvens pela manhã, com chances de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, acompanhadas de ventos de até 20km/h. Com isso, a umidade relativa do ar chega a 90%. As temperaturas devem oscilar entre 18 e 24 graus. 

No sábado (07), as temperaturas devem se manter entre 18 e 24 graus, com muitas nuvens e tempestades isoladas à tarde e à noite. Rajadas de vento de até 17km/h. A umidade relativa do ar deverá chegar a 95%. No domingo (08), a mínima é de 22ºC e máxima de 31ºC. A umidade deve permanecer em 95%. Com isso, haverá sol com aumento de nuvens pela manhã, seguido de pancadas de chuva a qualquer hora e rajadas de ventos de 14km/h. A mínima deverá ser de 18 graus e a máxima 24. 

As chuvas não darão trégua e na segunda-feira (09) o dia deve começar encoberto, com chuvisco a qualquer hora. A umidade relativa do ar deverá atingir 80%, com pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas devem oscilar entre 18 e 25 graus. 

 

Comente esta notícia