facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2025
13 de Maio de 2025

11 de Novembro de 2018, 08h:00 - A | A

GERAL / SEGUIA PARA ALTA FLORESTA

Avião apresentou falhas e fez parada de emergência antes de cair; Família comemora resgate de piloto

O piloto Maicon Esteves, de 27 anos, ficou 4 dias perdido na mata e teve queimaduras de 3° grau no rosto

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO



A família do piloto Maicon Semencio Esteves, 27 anos, que sobreviveu à queda de um avião agrícola em uma região de mata fechada no município de Peixoto de Azevedo (675 km ao Nordeste de Cuiabá), comemorou após equipe de resgates terem encontrado o jovem que estava desaparecido desde o dia do acidente, no sábado (3).

Ele foi encontrado, na quarta-feira (07), nas margens de um córrego muito debilitado fisicamente, com queimaduras de segundo e terceiro grau no rosto, braços e mãos. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Maicon e sua família são do município de Primeiro de Maio, no Paraná. O irmão do piloto, Diego Esteves disse que a família nunca perdeu as esperanças e que aguardava com ansiedade o dia em que encontrassem novamente o jovem.

"Não, nunca [esperança]. Pelo que o senhor Leonésio nos informava, mandava aúdio e ligava dizendo que ele estava vivo. A cabine estava intacta, e que os funcionários chegaram duas horas depois que o avião caiu", comentou.

"Não, nunca [esperança]. Pelo que o senhor Leonésio nos informava, mandava aúdio e ligava dizendo que ele estava vivo. A cabine estava intacta, e que os funcionários chegaram duas horas depois que o avião caiu", comentou o irmão do piloto.

Ele conta que seu irmão saiu de Porto Nacional, no Tocantins, para fazer um translado até Alta Floresta, mas ao chegar em Confresa percebeu problemas no avião. Ele pousou em uma fazenda e ligou para seu chefe relando os problemas. Ele foi orientado a fazer testes e, caso fossem dectadas outras falhas, paralizasse a viagem.

Após check-up no avião, Maicon decidiu seguir para Alta Floresta. Ao chegar próximo de Peixoto de Azevedo, o piloto percebeu que o avião estava caindo devido a uma pane no motor. Ao pousar, bateu a asa do avião em uma árvore.

Após o acidente, Maicon conseguiu sair da cabine com ajuda de um canivete. Ele saiu correndo, em busca de socorro. O irmão conta que ele passou dois dias perambulando pela mata e que no terceiro, já cansado, resolveu parar próximo ao corrégo.

Acidente

O acidente aconteceu no último sábado. O piloto comandava um avião modelo Neiva EMB-201, matrícula PT-GSH, quando sofreu um acidente em uma área de mata fechada próximo de uma propriedade rural.

O episódio foi presenciado por um agricultor que estava a aproximadamente 500 metros de onde caiu a aeronave, que pegou fogo em seguida.

Maicon conseguiu sair do local, mas com rosto, braços e mãos feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele usou o GPS do celular para tentar localizar a estrada, mas o localizador indicou um caminho reto pela floresta.

Ao perambular pela mata, o piloto se perdeu e parou de caminhar próximo a um córrego onde bebeu água e comeu bolachas.

Estado de saúde

Maicon Semencio Esteves foi encaminhado para o Hospital Regional de Peixoto de Azevedo bastante debilidado e machucado. Segundo informações da equipe médica, ele chegou consciente e com sinais vitais estáveis. Na quinta-feira (8), ele foi transferido para o hospital particular 13 de Maio, em Sorriso.

Na manhã de sábado (10), ele passou por uma cirurgia para retida dos tecidos mortos em sua pele. O último boletim médico, emitido na tarde de sábado, informava que o piloto estava acordado, lúcido, alimentando-se por via oral e respirando sem ajuda de aparelhos. Ele apresentou insuficiência renal, mas o quadro teve melhora. Cerca de 25% da superfície do corpo tem queimaduras.

Leia mais

Piloto que sobreviveu a queda de avião está na UTI e será operado no sábado

Piloto teve queimadura de 3º grau e sobreviveu bebendo água de rio e comendo bolacha

Piloto desaparecido estaria procurando por resgate na mata, diz polícia

Avião cai em floresta e pega fogo; Piloto está desaparecido

Comente esta notícia