facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

09 de Novembro de 2014, 09h:44 - A | A

GERAL / OUÇA BATE-BOCA

Advogado com deficiência é impedido de usar caixa especial no Atacadão e passa constrangimento

DA REDAÇÃO



O advogado Shinaider Bonfim Gomide, de 41 anos, foi constrangido e virou chacota entre funcionários do Atacadão – Porto, na manhã deste sábado (8).

Ao RepórterMT, ele contou que é portador de deficiência física por ter um encurtamento em uma das pernas e, após fazer compras, se dirigiu até o caixa especial.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O segurança - identificado apenas como Júnior - questionou o motivo pelo qual ele estava na fila, e exigiu que ele falasse a sua deficiência, já que ele não via.

O cliente, então, apresentou sua Carteira Nacional de Habilitação, onde consta a observação de deficiente. Não satisfeito, o segurança voltou a questionar qual era a deficiência.

Constrangido e com todos na fila olhando, Shinaider pediu para falar com o gerente.

Ao explicar a situação para o gerente, identificado como Gilberto, viu o dirigente defender o segurança.

Gilberto continuou perguntando qual seria a deficiência. Constrangido, o cliente disse que, por ser advogado, conhece seus direitos e não tem obrigação de falar publicamente já que mostrou um documento que comprovasse sua condição.

O gerente respondeu:  "o documento não vale de nada para ele e que todo advogado faz isso". O caso deve ir parar na Justiça.  

OUÇA ÁUDIO DA DISCUSSÃO

OUTRO LADO
A rede lamenta o ocorrido e esclarece que reforçou com seus colaboradores os procedimentos adotados pela empresa, que atendem estritamente ao Código de Defesa do Consumidor e demais legislações vigentes. A companhia informa ainda que distribui a todos os seus colaboradores manuais de conduta e de valorização da diversidade. A empresa reforça seu compromisso em oferecer o melhor atendimento a todos os clientes nos municípios onde atua. 

Comente esta notícia

Dionisio Fonseca 21/11/2014

CONHEÇO AMIGOS MEUS QUE PASSAM POR ESSE TIPO DE CONSTRANGIMENTO DIARIAMENTE E A MAIORIA DAS EMPRESAS NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA RECONHECER DO DIREITO E RESPEITAR ESSA CATEGORIA DE CLIENTES. MESES ATRAS PASSEI PELO MAIOR CONSTRANGIMENTO NO AEROPORTO MARECHAL RONDON QUANDO FUI BUSCAR UM PARENTE QUE CHEGOU DE VIAGEM. MESMO COM A APRESENTAÇÃO DA CARTEIRA DA AMDE E DA CNH COM OS CÓDIGOS DE MINHA DEFICIÊNCIA, FUI OBRIGADO A PAGAR O VALOR DE R$ 9,50 COBRADO À FUNCIONÁRIA DO ESTACIONAMENTO, QUE DESCONHECIA DA LEI E DIZENDO QUE LÁ NÃO EXISTIA ISSO. POR FINAL QUANDO EXIGI QUE ME DESSE SUA IDENTIFICAÇÃO PROSSINIONAL E DOCUMENTOS PESSOAIS PARA QUE EU PUDESSE REGISTRAR COM FOTO E POSTERIORMENTE AJUIZAR A EMPRESA. ONDE A MESMA NEGOU E DIZENDO QUE SERIA PREJUDICADA E NA PRESENÇA DE OUTRO EMPREGADO QUE VIU O TUMULTO CAUSADO POR ELA, DISSE PARA QUE FOSSE DEVOLVIDO O VALOR RECEBIDO PARA MIM. E MESMO ASSIM A FUNCIONÁRIA ME INTIMIDOU E AVISOU QUE DA PRÓXIMA VEZ EU TERIA DE PAGAR. POIS DESCONHECIA A LEI. ISSO DUROU CERCA DE 40 MINUTOS E NA PRESENÇA DE OUTROS DOIS CLIENTES ATRAS AGUARDANDO PARA SAIR DO ESTACIONAMENTO. NA VERDADE ELES PARECEM SER FORÇADOS A AGIR ASSIM PARA QUE NOS SINTAMOS INTIMIDADOS E ENVERGONHADOS E COM ISSO PAGARMOS. ABSURDO.

positivo
0
negativo
0

Dionisio Fonseca 21/11/2014

O QUE ACONTECE NA MAIORIA DAS VEZES É QUE POR FALTA DE CAPACITAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS QUE FATOS CONSTRANGEDORES COMO ESSES VEM OCORRENDO. JÁ PASSEI E PASSAREI POR VARIAS SITUAÇÕES ASSIM, PRINCIPALMENTE POR QUE A MINHA DEFICIÊNCIA NÃO SER PERCEPTÍVEL VISUALMENTE. POR ISSO JÁ APRESENTO A CARTEIRINHA DA AMDE DEVIDAMENTE ATUALIZADA PARA EXIGIR MEUS DIREITOS A QUALQUER UM. POIS ASSIM COMO FUNCIONÁRIOS OUTRAS PESSOAS NOS ESTACIONAMENTOS E EM QUALQUER LUGAR COSTUMAM QUESTIONAR.

positivo
0
negativo
0

Patrícia Góes 17/11/2014

Independentemente do advogado mostrar a carteira, é direito do deficiente não mostrar sua deficiência, pois se estivesse mentindo cometeria o crime de má fé. Quando muito responder se a deficiência era física. Uma vez um caixa disse: Esse caixa é pra idoso e então perguntei: qual é o caixa pra deficiente físico? (encurtamento da perna e pé deformado)e a estupida disse: Não estou vendo nenhuma deficiência na senhora. Terei meu sapato e botei o pé deformado a esteira e todos em volta ficaram horrorizados e ela disse: isso não era necessário e eu disse você não disse que não estava vendo? Agora chame o gerente pra ele ver também. Nem sempre dizer é suficiente, pois eu disse e não adiantou nada.

positivo
0
negativo
0

ERICA VITOR DE CARLI 11/11/2014

Era bem mais facil o ADVOGADO dizer a deficiencia... Gosta de criar caso tambem...tudo destes advogados e processo...o fiscal estava fazendo o servico dele. tem muito caso que as pessoas gosta de aproveitar da situação o fiscal é um pai de família esta ali cumprindo com sua com obrigação.

positivo
0
negativo
0

faria 10/11/2014

o atacadao deve ser processado pelo pessimo atendimento no caixa mercadoria sendo misturadas com outras ja estragadas é uma falta de respeito pagar no caixa e ainda ter que dar o comprovante para esses idiotas dar visto no que vc ja pagou ta certo PROCESSAR a EMPRESA,O GERENTE e o infeliz do SEGURANÇA

positivo
0
negativo
0

vanderlei 10/11/2014

Era bem mais facil o ADVOGADO dizer a deficiencia...gosta de criar caso tambem...tudo destes advogados e processo...o segurança estava fazendo o servico dele...a deficiencia nao era aparente...

positivo
0
negativo
0

Júnior 10/11/2014

Eu já não ia nesse mercado agora que eu não vou mesmo! A empresa que contrata qualquer Zé Ruela pra ser gerente, sem preparo nem treinamento, pra pagar uma merreca, só dá nisso. Bem feito! Pra mim supermercado se chama BigLar, é mais caro mas sou bem atendido, tem empacotadores e não tem filas!

positivo
0
negativo
0

rafael 09/11/2014

Alguém vai perder o emprego em 3 2 1......

positivo
0
negativo
0

elber 09/11/2014

pedeu mais um cliente nao vou mais nesse atacado de vergonhas

positivo
0
negativo
0

Adriano Nazario 09/11/2014

Sou PNE se o próprio poder publico não faz a sua parte estou processando a prefeitura de cuiabá por discrinação.

positivo
0
negativo
0

15 comentários

1 de 2
Última