Cuiabá, 30 de Novembro de 2022
logo

05 de Setembro de 2022, 19h:15 - A | A

ENTREVISTA / NÃO TEM DESCULPA

Ortopedista decreta: "É impossível envelhecer com saúde sem fazer exercícios físicos"; assista

Dr. Renam Bumlai ressalta a importância do fortalecimento físico preventivo para a longevidade.

LEANDRO MAIA
DO REPÓRTER MT



As lesões de joelhos e quadril estão entre as que mais acometem os pacientes da ortopedia. São as duas partes do corpo que estão diretamente relacionadas, por isso, muitos problemas nos joelhos podem ter origem em alguma alteração no quadril. Alguns músculos dessa região são responsáveis pela estabilidade do movimento de flexão do joelho durante o agachamento: o glúteo médio e o glúteo mínimo.

Em entrevista ao Repórter MT, o ortopedista Renam Bumlai orientou sobre a importância do fortalecimento da musculatura e postura para prevenir doenças que possam afetar as articulações. Os sintomas de doenças degenerativas, como osteoartrite, também chamada de osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, começam a aparecer em pacientes com idades entre 60 e 70 anos, é o desgaste natural da cartilagem.

Em pacientes mais jovens, os problemas mais comuns estão relacionados à tendinite, inflamações de tendões e lesões de ligamentos, em que grande parte dos casos é causada por impactos durante a prática esportiva. 

O médico ressalta a importância do fortalecimento físico preventivo para envelhecer com saúde. 

Dr. Renam Bumlai é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot)

Sobre a SBOT
A SBOT é uma associação nacional de especialidade médica, unidade conveniada da Associação Médica Brasileira (AMB), responsável por congregar os especialistas em Ortopedia e Traumatologia. A SBOT promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, além de prover condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Veja a entrevista:



>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia