Cuiabá, 04 de Julho de 2022
logo

Terça-feira, 24 de Maio de 2022, 17h:00 - A | A

ESCAPOU DA MORTE

Ministro Marcos Pontes iria ao espaço em nave da Nasa que explodiu; Veja

O ministro de Bolsonaro revelou que havia pressão muito grande para que o país concluísse sua parte na missão

DA REDAÇÃO

O ministro da Ciência e Tecnologia, astronauta Marcos Pontes, por pouco não foi enviado ao espaço pelo ônibus espacial da Nasa, Columbia. Pontes, primeiro brasileiro a visitar a Estação Espacial Internacional (ISS) na sigla em inglês, contou essa história em entrevista ao Pod Cast Insider.

O ministro revelou que havia pressão muito grande para que o país concluísse sua parte na missão e entregasse os equipamentos que foram destinados ao Brasil construir. Apesar de serem simples,  o país, na época em 2001, governado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, não entregou e o Brasil foi retirado do projeto. Seu voo foi adiado para 2003 e, após a tragédia da Columbia, todos os voos espaciais da Nasa foram suspensos por tempo indeterminado. 

O clima era tenso para ele, que fazia o treinamento na Nasa. Pontes conta que, por causa da situação, se sentia discriminado e, muito chateado, recebeu uma ligação do chefe da missão dizendo que havia uma vaga na Columbia e se ele estaria interessado em voar a missão, adiantando que tal voo não iria para a ISS, por causa do peso e tamanho da nave. O ministro revelou aceitou e que o oficial superior consegiu encaixe para ele no ônibus espacial.

Pontes não imaginava que, aquele articulação para que fosse ao espaço, seria sua sentença de morte. A nave, lançada naquele ano, acabou explodindo na reentrada na atmosfera, matando todos os tripulantes. Em 30 de março de 2006, Pontes partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade.

Veja os detalhes da missão - que nunca aconteceu para o brasileiro - no vídeo abaixo. 

 

Veja como foi o trágico voo da Columbia

 

 

 

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

MARIA AUXILIADORA 25/05/2022

a conditio sine qua nom para ser bolsonarista é não ter nenhum pudor de contar mentiras.

Olmir 25/05/2022

Fica tranquilo Ministro, um dia vc vai morrer, mas os outros não, então viva como se não houvesse amanhã.

2 comentários

1 de 1