facebook instagram twitter
Cuiabá, 26 de Março de 2023
logo
26 de Março de 2023

11 de Fevereiro de 2023, 19h:00 - A | A

ENTREVISTA / DESENVOLVIMENTO DA FALA

Fonoaudióloga: Ideal é criança ficar até os 2 anos sem assistir TV e uso de celular

Especialista explica que com o uso de tela as crianças deixam de interagir e tendem a não se comunicar de forma expressiva.

LORIANE VILLAR
DO REPÓRTER MT



Depois que as crianças começam caminhar, o próximo passo é o desenvolvimento da fala. A fonoaudióloga Thalita Jardim, especialista em reabilitação neurológica e análise de comportamento aplicada explicou que depois dos 12 meses, ou seja, do primeiro ano de vida, os pequenos já devem começar a pronunciar as primeiras palavras, porém, algumas crianças apresentam um atraso na fala.

Os motivos são vários, mas a intervenção dos pais no processo deve ser essencial para o estímulo dos filhos. Em entrevista ao Repórter MT, a especialista disse que um dos grandes problemas da atualidade é o uso de telas como celulares e televisão.

“Só colocar a criança na frente da tela não é o suficiente, porque ela precisa dessa troca. Então eu e o bebê, eu vou fazendo sons, estimulando ele pra que ele faça os sons, gravando nas gavetinhas (do cérebro), pra que o som venha e a imagem logo atrás. E ele vai fixando.”

Para Thalita Jardim, o uso de equipamentos eletrônicos é contraindicado principalmente por causa da falta de interação com o outro.

“É uma coisa isolada. Ela tem ali a tela, mas não tem a troca e a troca é essencial no desenvolvimento.”  

A especialista recomendou que até os 24 meses de vida, o uso de telas por parte das crianças deve ser evitado.

“Para uma criança saudável, sadia, tela zero. Se está longe da sua realidade, ok. Então o mínimo possível e supervisionado.”

Por fim, Thalita destacou que é muito importante os pais ou responsáveis estimularem a fala das crianças, se esforçando para entende-las, imitando, dando atenção e ensinando.

“Esses cuidados devem começar desde bebezinho: incentivar a fala,  fazer gestos,  sons; senta, brinca,  faz o som dos bichinhos ele vai começar imitando o som dos bichos. Ter um tempo para as crianças e um tempo de qualidade; um tempo para aquilo.”  

Veja o vídeo:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia