Cuiabá, 02 de Julho de 2022
logo

Quarta-feira, 02 de Novembro de 2011, 12h:23 - A | A

VERGONHA

7ª economia do mundo, Brasil tem apenas o 84º IDH

O Brasil ocupa a 84ª posição no ranking do IDH 2011 (Índice de Desenvolvimento Humano), em uma lista que traz 187 países. O Brasil avançou uma posição em relação ao ano passado e tem desenvolvimento humano considerado alto, segundo o relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).


O IDH considera basicamente três aspectos: saúde, educação e renda. Para o Brasil, foram levados em conta os seguintes dados: 7,2 anos médios de estudo, 13,8 anos esperados de escolaridade, além de expectativa de vida de 73,5 anos. Em relação ao rendimento, foi registrada uma Renda Nacional Bruta per capita de US$ 10.162 (ajustados pelo poder de compra). Enquanto ufanistas de plantão comemoram, vale ressaltar que, para um país que se pretende rico, membro permanente do Conselho de Segurança, ter papel de destaque na diplomacia mundial e que possui a 7ª econimia do mundo, o posto 84º é medíocre.

A Argentina, por exemplo, país infinitamente menor do ponto de vista econômico, tecnológico e industrial, ficou 40 posições à frente do Brasil. Dá pra chupar essa manga?

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

Comente esta notícia