DA REDAÇÃO
O clima seco provoca uma série de complicações à saúde, por esse motivo, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) divulga algumas medidas a serem adotadas nesse período.
Entre essas medidas estão, ingerir líquidos constantemente e uso de alimentos leves, segundo orientação da coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Gestão Escolar, Alcimária Ataíde da Costa. “Nós temos uma preocupação com a saúde dos nossos estudantes e orientamos para que levem garrafas com águas, que o cardápio da merenda escolar possua alimentos mais leves”.
Outra medida é quanto à suspensão imediata de aulas que requeiram esforço físico (recreação ou Educação Física). “Mas elas devem ser substituídas por jogos de mesa; canto e pesquisas no ambiente escolar”, frisa Alcimária.
Ela comenta ainda que quando for imprescindível a dispensa dos estudantes, a unidade deverá elaborar um calendário para a reposição das aulas e manutenção da carga horária mínima de cumprimento do ano letivo, tendo em vista que, a instituição deve cumprir os 200 dias letivos e a carga horária de 800 horas.
Outra recomendação é que os alunos possam manter umedecido o ambiente de dormir para diminuir os riscos de doenças respiratórias e sangramento do nariz.