facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Maio de 2025
23 de Maio de 2025

14 de Setembro de 2012, 16h:36 - A | A

CIDADES / OBRAS DA COPA

Secopa apresenta propostas de sustentabilidade urbana

As iniciativas foram detalhadas durante o seminário Copa 2014: Oportunidades para a sustentabilidade urbana, evento organizado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

DA REDAÇÃO



A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) apresentou nesta quinta-feira (13.07), em Brasília, propostas para revitalização da região portuária e implantação de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos em Cuiabá e Várzea Grande. As iniciativas foram detalhadas durante o seminário Copa 2014: Oportunidades para a sustentabilidade urbana, evento organizado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A apresentação foi realizada pelo gestor governamental Paulo Fernandes, responsável pela coordenação das Câmaras Temáticas da Copa do Mundo em Mato Grosso. “A revitalização da região do Porto cumpre o objetivo de resgatar as referências históricas da cidade e a reaproximação da população com o rio Cuiabá de forma a torná-lo parte integrante da paisagem urbana de ambos os municípios, além de devolver à região sua importância enquanto área comercial, turística, de entretenimento e lazer”, explicou Fernandes.

A região portuária tem uma localização privilegiada, pois é próxima à Arena Pantanal, Fan Park, estação do VLT e tem rotas de acesso ao estádio e ao aeroporto. A revitalização oportunizará a recuperação ambiental da região, que poderá se transformar em um importante espaço de visitação, lazer e entretenimento.

As intervenções previstas para revitalização do Porto incluem a urbanização das áreas verdes; implantação e recuperação de passeios com ciclovias; recuperação e revitalização do patrimônio histórico; reforma de equipamentos turísticos; instalação de Centro de Atendimento ao Turista (CAT); revitalização e ordenamento do comércio, entre outras medidas.      

Outra proposta de sustentabilidade urbana é a implantação de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. “Cuiabá e Várzea Grande geram aproximadamente 650 toneladas de lixo ao dia e, considerando que os municípios não possuem nenhum sistema de coleta seletiva, todo resíduo coletado é destinado ao aterro sanitário, onde a separação de resíduo sólido é feita de forma precária”, ressaltou Fernandes.    

A implantação do projeto tornará o processo mais eficiente, com uma redução significativa do resíduo encaminhado indevidamente ao aterro ou depositados em áreas verdes e terrenos baldios.

“A coleta seletiva domiciliar reduzirá substancialmente o problema dos aterros sanitários, com agregação de valor ao resíduo sólido. Também promoverá um considerável aumento da reciclagem, um incremento da renda das associações e cooperativas de catadores e, consequentemente, a preservação do meio ambiente, considerando a diminuição da extração de matéria-prima”, explicou o gestor.


O desenvolvimento desse projeto implicará na implantação da coleta seletiva domiciliar específica para resíduos sólidos; implantação de recipientes de coleta seletiva de resíduos em áreas de grande fluxos e em áreas turísticas; realização de campanhas de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da separação de destinação correta dos resíduos; organização de associações e cooperativas distribuídas em pontos estratégicos.

O legado dessa iniciativa será a redução dos resíduos recicláveis destinados ao aterro sanitário em 30% nos primeiros cinco anos; aumento do tempo de vida útil do aterro;  manutenção da limpeza das ruas, galerias de esgoto e cursos d’água; geração de aproximadamente 800 postos de trabalho; conscientização da população, entre outros resultados signficativos para sustentabilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande.

 

BID

 

A expectativa é que o BID apoie os projetos e que essas iniciativas sejam implementadas. De acordo com o gestor Paulo Fernandes, o banco manifestou interesse de visitar Cuiabá para conhecer mais detalhes sobre a revitalização da região portuária e a implantação da coleta seletiva de lixo.

 

“Nós já desenvolvemos ações de sustentabilidade urbana para a Copa do Mundo, como a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, que, além de atender ao Mundial, promoverá a melhoria do sistema de trânsito e transporte da cidade. As demais obras  de mobilidade urbana foram também estrategicamente planejadas em áreas consolidadas, com elevado fluxo de veículos e pedestres, para gerar maior legado à população”, avaliou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

 

 

 

Comente esta notícia

Wanderley de Souza MT, SP 14/09/2012

ESTE INVESTIMENTO NA MODERNIZAÇÃO DA AREA DO RIO CUIABA NO PORTO JA DEVERIA TER SIDO FEITO A MUITOS ANOS ESPERO QUE SAIA DO PAPEL E NÃO FIQUE SÓ NO PENSAMENTO E NÃO ESQUECE DO MORRO DA LUZ POR SINAL LUZ SÓ NO NOME... CUIABA PRECISA DE UM PREFEITO QUE AMA A NOSSA CIDADE NÃO ESSES DESCOMPROMISSADOS QUE NÃO DÃO A MINIMA PELO POVO E PELA CIDADE...

positivo
0
negativo
0

1 comentários