Reprodução

Tempestade provocou queda de árvores e postes, destelhou imóveis e deixou milhares de moradores sem energia nas duas cidades.
EDUARDA FERNANDES
DO REPÓRTERMT
Um forte temporal acompanhado de chuva, trovoadas e rajadas de vento provocou estragos em Cáceres e Alta Floresta na tarde dessa segunda-feira (28). Árvores e postes foram derrubados, imóveis tiveram telhados arrancados e milhares de moradores ficaram sem energia elétrica.
Em Cáceres (225 km de Cuiabá), um dos pontos mais atingidos foi o bairro Jardim do Trevo. Vários postes da rede elétrica caíram, prejudicando o trânsito e interrompendo o fornecimento de energia. Árvores de grande porte e outdoors também foram derrubados pela ventania.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Vídeos publicados por moradores nas redes sociais mostram os estragos deixados pela tempestade, com postes e estruturas caídos sobre as vias.
Casas e estabelecimentos comerciais também foram destelhados. Em alguns imóveis, móveis e equipamentos ficaram expostos à chuva após as telhas serem arrancadas. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da concessionária de energia foram mobilizadas para desobstruir ruas e isolar áreas de risco. Até a última atualização, não havia registro oficial de feridos graves.
A situação também foi grave em Alta Floresta (803 km de Cuiabá). A chuva e os ventos fortes derrubaram árvores e postes, provocaram alagamentos e arrancaram coberturas de casas, barracões e outras estruturas.
Segundo a Prefeitura, cerca de 19 mil dos aproximadamente 25 mil pontos de energia elétrica da cidade ficaram sem fornecimento após a tempestade. Na região do bairro Cidade Alta, parte da estrutura ao redor das obras da Praça da Juventude foi derrubada. Na Avenida Amazonas, postes de iluminação também foram ao chão.
Um dos vídeos obtidos ao
registra o momento em que uma grande estrutura metálica, aparentemente parte de uma cobertura, é arrastada pelo vento e cai sobre um carro.
A Defesa Civil de Alta Floresta iniciou o levantamento dos prejuízos, enquanto equipes das secretarias municipais de Cidade e Trânsito foram mobilizadas para retirar obstáculos das vias. Não havia registro de feridos até a última atualização.
Risco continua
Em Cáceres, esta terça-feira (29) ainda será de calor intenso, com máxima próxima de 39°C. Para quarta-feira (30), entretanto, há alerta amarelo do Inmet para tempestade, com possibilidade de chuva de 20 a 30 milímetros por hora, ventos entre 40 e 60 km/h e eventual queda de granizo. O aviso prevê ainda risco de novos cortes de energia, queda de galhos e alagamentos.
A instabilidade está associada ao avanço de uma frente fria pelo Centro-Sul do país. A previsão meteorológica aponta aumento das condições para chuva e trovoadas em partes de Mato Grosso entre quarta (30) e quinta-feira (1º). O próprio cenário nacional indica avanço da frente fria sobre MT, com possibilidade de episódios de chuva forte, rajadas e granizo em pontos do estado.
Para Alta Floresta, há possibilidade de novas pancadas conforme a umidade e o calor favoreçam a formação de nuvens carregadas. A tendência de maior instabilidade em Mato Grosso fica mais evidente a partir de quarta-feira e, especialmente, na quinta-feira.
Veja vídeos:













