ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
Maria Clara recebeu alta médica na última semana e continua em Cuiabá acompanhada do pai, Claudemir Dias da Silva, que está enfrentando grandes dificuldades financeiras para manter a casa onde estão morando, que é alugada, os medicamentos e a alimentação da menina, que deve ser especial.
“Aqui temos que pagar o aluguel, manter os medicamentos e a alimentação. Somente com o leite gasto, em média uma lata por semana, e cada uma custa R$54, pesa muito principalmente quando se tem mais quatro filhos, que também dependem desse dinheiro”. Com relação as fraldas usadas por Maria Clara, Claudemir diz que está recebendo doações e por isso não tem gastos.
O caso da pequena Maria Clara, moradora de Alta Floresta (774 km de Cuiabá), ganhou grande repercussão nacional. A menina que foi diagnosticada com hidrocefalia nos primeiros meses de vida, está em Cuiabá desde o inicio do ano para ser submetida ao tratamento adequado.
E está se recuperando de uma recente internação onde foram tratadas escaras (feridas) que surgiram em sua cabeça, até mesmo pelo fato de permanecer muito tempo na mesma posição.
Quanto ao tamanho da cabeça de Maria Clara, Claudemir disse que percebeu bastante diferença assim que foi implantado o dreno, que começou a eliminar o liquido na cabeça da criança. “Estou com ela todos os dias, então não percebo mais tanta diferença. Mas, quem vê ela diz que está bem menor, e os médicos também elogiam bastante”. Claudemir não soube informar quantos quilos foram eliminados.
A HISTÓRIA
Natural da cidade de Alta Floresta, distante 774km de Cuiabá, Maria Clara teve a doença diagnosticada assim que completou três meses de vida. A criança, acompanhada pelos pais, veio para Cuiabá para realizar a primeira consulta médica. Ao serem informados do grande risco de morte, caso a menina fosse submetida ao procedimento cirúrgico, os pais, assustados, preferiram voltar para casa sem o tratamento adequado.
Dois anos e oito meses depois dessa consulta, a menina voltou à Capital e foi submetida a cirurgia para a implantação da válvula que seria responsável pela drenagem do liquido. Todo o procedimento foi realizado pelo médico neurologista Wilson Novaes.
O QUE É HIDROCEFALIA
Hidrocefalia é o acúmulo anormal e excessivo de líquor dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóide. É tipicamente associado com dilatação ventricular e aumento da pressão intracraniana; pode ocorrer em crianças (diversas faixas etárias) ou adultos, tendo causas específicas
Pode ser classificado como hidrocefalia comunicante ou não comunicante, dependendo da sua etiologia; outro termo utilizado é a hidrocefalia ex-vácuo, quando relacionado com atrofia cerebral
Hidrocéfalo não comunicante se refere a hidrocefalia que resulta de lesões que obstruem o sistema ventricular e hidrocéfalo comunicante se refere a lesões que afetam e obstruem o espaço subaracnóide.
Causas:
Algumas causas de hidrocefalia infantil podem ser por obstrução liquórica, tais como: gliose, cisto colóide, gliomas, craniofaringeomas, cistos de aracnóide, meduloblastomas, ependimomas, astrocitomas, tumores, estenose. (Fonte: ABC da Saúde Informações Médicas Ltda )
AJUDA MÉDICA E DOAÇÕES
Claudemir abriu uma conta poupança na Caixa Econômica Federal (CEF) para receber ajuda financeira. Para colaborar com a família, os interessados podem fazer depósitos de qualquer quantia na Conta número 71451-7, operação 13, na Agência 1385.
O telefone de contato de Claudemir é (66) 9239-5207, em Alta Floresta.
RODRIGO PRATES MARQUES 10/06/2014
ISSO VC OUVE 7,5 MILHÕES EM CAMPANHA PRA PREFEITO,COMPRA DE CADEIRA TCE,EM QUANTO POVO SOFRE
Rusivel 10/06/2014
DEUS ESTEJA COM MARIA CLARA, E VAMOS AJUDAR MINHA GENTE!!!
José Flávio 08/06/2014
Vamos ajudar minha gente...fazer o contrário dos políticos..esse gesto só vai acrescentar em suas vida. Saúde Maria Clara...Amém
3 comentários