ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
Os motoristas parecem ainda não terem se acostumado com a faixa exclusiva para ônibus e micro que foi implantada na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá. Diversos flagrantes de veículos transitando normalmente pelo corredor exclusivo foram feitos pelo RepórterMT.
Em funcionamento desde o dia 22 de abril, a faixa exclusiva foi implantada visando reduzir o tempo de viagem dos ônibus nas avenidas de Cuiabá. O modelo segue o mesmo implantado na Avenida Isaac Póvoas, em setembro de 2013.
De acordo com o diretor de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Leopoldo Pereira, o tráfego no corredor exclusivo é permitido apenas quando o motorista for realizar a conversão à direita.
“Em alguns momentos de pico, fica praticamente impossível fazer a conversão para entrar em determinadas ruas. Por isso, o motorista pode acessar a faixa no quarteirão em que for realizar a manobra, fora isso é veículo está em situação irregular”, explica. Quanto ao táxi que também foi flagrado, Leopoldo explica que esse tráfego é permitido, desde que o táxi esteja com passageiro.
RpMT

Flagrantes de desrespeito são vistos a todo instante na Getúlio Vargas; ninguém fiscaliza
Leopoldo explica ainda que essas ‘manobras’ são permitidas em apenas quatro trechos da Avenida: próximo a Marechal Deodoro, São Sebastião, Estevão de Mendonça e Comandante Costa. “Se não for acessar nenhuma dessas avenidas, lembrando que isso só pode acontecer no quarteirão que antecede a via, é totalmente proibido”.
Os veículos que forem flagrados pelos Agentes de Trânsito, popular ‘amarelinhos’, são passivos a multa de R$56, e três pontos na Carteira de Habilitação. Já os veículos que estiverem estacionados na faixa, também podem ser multados, e caso o motorista não seja localizado para retirar o veículo, ele pode ser guinchado e levado para o pátio da SMTU.
Quanto à fiscalização no local, Leopoldo afirma que os Agentes de Trânsito estão sempre na região, mas como a demanda de Cuiabá é grande, e o número de Agentes é reduzido, é praticamente impossível manter uma equipe exclusiva na avenida. “O número de agentes é pequeno diante da demanda. Por isso as equipes não podem ficar paradas ali o dia todo, mas sempre tem uma viatura da Fiscalização passando por ali, em dados os momentos, os agentes ficam parados e notificando as irregularidades”.
AVENIDA ISAAC PÓVOAS
Também não é difícil flagrar veículos estacionados ou transitando na faixa exclusiva da Isaac Póvoas. No último sábado (24), o RepórterMT flagrou uma viatura da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec - MT). Policiais estavam atendendo uma ocorrência em uma boate na Avenida e o veículo, que inicialmente estava apenas estacionado, apresentou problemas mecânicos e ficou praticamente a manhã toda estacionado na faixa exclusiva para ônibus. Mais fotos abaixo.