facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Setembro de 2024
11 de Setembro de 2024

24 de Abril de 2012, 08h:21 - A | A

CIDADES / IMPOSTO DE RENDA

MT entrega apenas metade das declarações à Receita Federal

Contribuintes tem até dia 30 para entregar as declarações sob pena de pagar multa por atraso

LAIS FERREIRA



Levantamento da Receita Federal mostra que, 172,433 mil contribuintes entregaram declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em Mato Grosso. O número corresponde a 51% do total de declarações a serem entregues até o dia 30, quando encerra o prazo.
 

Contudo, a expectativa do Fisco é que 350 mil declarações sejam enviadas até o final do mês. “Menos de 5% dos contribuintes deixam de entregar dentro desse prazo, porém é importante destacar que, quando isso ocorre multas são aplicadas”, afirmou o chefe do Serviço de Orientação e Análise Tributária da Receita Federal (Seort), Paulo Sérgio Miranda. A multa mínima por atraso é de R$165,74.


Dessa forma, o chefe da Seort orienta os contribuintes a enviarem a declaração do IRPF pela internet através do site www.receita.fazenda.org.br. Os contribuintes também podem entregar a declaração via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o horário de expediente.


Ele comenta ainda que quando a declaração é entregue com antecedência, sem erros e omissões a restituição do IR é fornecida mais rapidamente. As restituições começam a ser pagas em junho de cada ano e se estendem até dezembro, em sete lotes. As consultas geralmente são abertas por volta do dia 8 e o pagamento é realizado no dia 15.


Os primeiros lotes de restituição de cada ano, porém, geralmente são reservados para os idosos (acima de 60 anos), que, segundo o Estatuto do Idoso, têm prioridade no recebimento dos valores.

 

Comente esta notícia