facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Julho de 2025
02 de Julho de 2025

27 de Novembro de 2011, 16h:47 - A | A

CIDADES / MEIO AMBIENTE

MT compra aviões para 1ª Base de Combate a Incêndios Florestais

A previsão é de que as aeronaves cheguem no primeiro semestre de 2012; antes do período seco

MAYARA MICHELS



A primeira Base de Aviação de Combate a Incêndios Florestais será instalada em Sinop (500 km de Cuiabá). A previsão é que seja entregue no primeiro semestre de 2012. A estrutura já começa a receber nos próximos meses os dois aviões americanos Air Tractor, modelo AT-802F. Além dos aviões com a capacidade para 3 mil litros d’água, o local irá receber onze veículos entre caminhões e caminhonetes e equipamentos que ajudarão no combate à incêndios florestais.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Alexandre, o projeto custará R$ 12.625 mil, provenientes do Fundo da Amazônia, via recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Hoje o projeto está em processo da assinatura da compra dos equipamentos, que serão pedidos ainda neste mês de novembro”, informou o coronel.

A previsão é que as máquinas cheguem entre os três primeiros meses do próximo ano, para que já no início do período de seca, a Base esteja operando, junto com o período proibitivo das queimadas.

Para o comandante-geral da instituição, as aeronaves vão possibilitar a integração com o sistema de prevenção e combate aos incêndios florestais. “Passaremos a congregar ações efetivas em todo o Estado a fim de minimizar os efeitos dos incêndios florestais e fazer a prevenção. Também iremos ajudar no programa Mato Grosso Unido Contra as Queimadas”, afirmou.

A aeronave que tem a capacidade para 3 mil litros d’água,  gasta três minutos para fazer a recarga após o pouso.  Os agentes que ficarão nesta Base, passarão por capacitações. E os pilotos terão que passar por treinamentos nos EUA.

Comente esta notícia