RENAN MARCEL
O secretário Maurício Guimarães, da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), admitiu esta semana que o adiamento da inauguração do viaduto do Despraiado, na Av. Miguel Sutil, foi causado pela má qualidade da brita, que seria usada para o asfaltamento das vias laterais ao elevado.
“Nós tivemos um problema de incompatibilidade da brita da Guia (25 Km distantes de Cuiabá), que não deu o traço suficiente para a ultima camada de asfalto na qualidade que é cobrada. Essa foi a razão [do adiamento]. Não vamos entregar a obra para ter que ser refeita”, afirmou o secretário ao dizer que o material da Guia não era bom.
Segundo Guimarães, a solução para o problema foi encontrada na Serra de São Vicitente (80 km ao Sul da Capital), de onde o Governo já solicitou uma remessa do material.
Mesmo explicado o impasse, o secretário não garantiu data para a inauguração da obra. Mas afirmou que, ainda neste mês de setembro, o Governo começa a entregar as obras que já estão concluídas. “Eu não vou marcar dias, mas este mês começam a serem entregues as obras.
O viaduto
Com nove metros de altura em seu ponto mais alto e 325 metros de extensão, o viaduto do Despraiado é uma das obras de travessia urbana mais importantes da Av. Miguel. Orçado em 18,9 milhões, o projeto tem 1,8km de extensão.
O viaduto é resultado de um acordo entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).