facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

07 de Dezembro de 2021, 10h:42 - A | A

CIDADES / TRAGÉDIA EM CHAPADA

Garoto encontrado morto na cachoeira pediu passeio com presente de aniversário

Joceli Mara Rodrigues de Oliveira disse que o filho fez aniversário no dia 1º. Ela afirma que a direção da escola foi omissa após o desaparecimento e morte do estudante.

G1 MT



A mãe do estudante Daniel Hiarle Arruda de Oliveira, de 14 anos, que morreu nessa segunda-feira (6) durante uma excursão no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT), da escola onde estudava, disse que o filho tinha pedido para ir ao passeio como um presente de aniversário. Além dele, outros dois alunos teriam desaparecido no passeio, mas foram encontrados em uma trilha.

“No dia 1º foi aniversário dele. Ele falou: 'mãe, só me dá o passeio’. Aí eu falei: 'ah Daniel, você só pede coisa difícil’, mas daí eu assinei o papel e o meu marido deu o dinheiro para ele ir", disse Joceli Mara Rodrigues de Oliveira, nesta terça-feira (7). 

A mãe afirma que a escola informou que o filho dela, que cursava o 2º ano do ensino médio, estava desaparecido, mas ela acredita que a direção já sabia que ele já tinha morrido afogado e só não quis contar. Daniel foi encontrado morto pelo Corpo de Bombeiros na Cachoeira da Prainha, um dos pontos de parada do Circuito das Cachoeiras.

“Por que ela não me falou a verdade? Ela mentiu. Se ela tivesse falado ‘olha mãe, aconteceu isso, mas a gente já está tomando as providências’. Ela falou que ele tinha sumido, não que tinha morrido ali afogado”, afirmou Joceli. 

Os alunos pagaram R$ 30 para participar do passeio, que é feito com frequência pela Escola Estadual Professor Welcio Mesquita de Oliveira, localizada no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. Este foi a segunda excursão realizada neste mês e outra estava prevista para esta terça-feira.

A mãe se diz arrependida por ter deixado o filho ir ao passeio. "Ele era só uma criança. Se arrependimento matasse, eu estaria morta primeiro do que ele, porque eu não ia deixá-lo ir. Eu não ia deixar. Ele saiu de casa andando e agora vai voltar em um caixão”, declarou. 

Desaparecimento e morte

Segundo a diretora da escola, cerca de 60 alunos foram ao passeio. No final do dia, durante a contagem no ônibus, foi notada a falta dos três adolescentes. Dois deles foram encontrados na trilha e os professores acionaram o Corpo de Bombeiros para procurar Daniel.

Cinco bombeiros e um cão de busca participaram da operação, que durou aproximadamente 5 horas.

A equipe dos bombeiros mergulhou na cachoeira e localizou o corpo do adolescente, que estava a 3 metros de profundidade.

Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmou que tomou todas as medidas necessárias para ajudar nas buscas por Daniel e que as cachoeiras foram fechadas nesta terça-feira (7) para a investigação do caso.

Uma perícia foi feita no local, entre meia-noite e 7h de hoje. 

Aulas suspensas

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) emitiu uma nota informando que as aulas de campo são realizadas de acordo com protocolos específicos, que foram seguidos pelos profissionais da escola e com autorização dos pais e responsáveis pelos alunos.

Por causa do morte do estudante, a Seduc informou que as aulas vão ficar suspensas nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8) e só retornam na quinta-feira (9).

No entanto, a secretaria não informou se o passeio tinha sido feito com guia de turismo ou não.

Permissão de passeios sem guia

Um decreto do dia 19 de novembro liberou o passeio pelo circuito das Cachoeiras sem guia de turismo. A portaria do Ministério do Meio Ambiente passou a valer no dia 23 do mês passado.

A entrada do atrativo é feita pela entrada principal do parque, localizada na Cachoeira Véu de Noiva, após leitura e assinatura de termo de conhecimento de risco de cada visitante. São disponibilizadas 150 vagas diárias, com entrada das 9h às 12h.

Quando o Parque Nacional foi criado no município, em 1989, a visitação ao atrativo era livre. No entanto, em 2008, quando ocorreu um acidente na Cachoeira Véu de Noiva, o acompanhamento de guia ou condutores para trilhar o caminho entre as cachoeiras passou a ser obrigatório.

Comente esta notícia