DA ASSESSORIA
Estabelecer o pleno funcionamento de um Sistema de Tratamento e Distribuição de água envolve ações que garantam a eficiência dos processos - desde a captação da água bruta até a entrega na torneira de cada consumidor. No novo Sistema Sul, a companhia avança com as obras na unidade de tratamento de água e, por isso, inicia, nesse mês, a preparação das estruturas dos bairros a serem atendidos pela nova Estação Tratamento de Água (ETA). A ação, conhecida como Setorização, que desponta nos bairros Santa Terezinha e Jardim Presidente, prevê a adequação e o equilíbrio do sistema a partir das análises das necessidades de consumo nos bairros.
A setorização é o nome dado ao conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de garantir que cada bairro, rua e casa receba água na quantidade e pressão ideais. Para isso, profissionais fazem um verdadeiro mapeamento das localidades a serem atendidas, considerando elementos como o relevo (partes mais altas e mais baixas de cada bairro), concentração de unidades consumidoras e extensão das redes (tubulações) de abastecimento.
“Além das grandes obras de implantação das redes de água, a companhia vem investindo em outras frentes com grandes impactos no processo de distribuição. Setorizar esses bairros na região Sul da cidade permitirá a companhia adquirir um volume de informações quanto as necessidades de abastecimento das regiões. Com isso, é possível elaborar a solução para cada local, considerando as particularidades das comunidades para garantir que a água chegue nas residências”, explica o gerente operacional William Figueiredo.
O processo de setorização nos bairros a serem atendidos pela ETA SUL tem previsão de conclusão no fim do primeiro semestre de 2020. A companhia estima que, nessa ação, sejam investidos mais de 7,3 milhões de reais. Neste momento, o foco desse processo são as regiões, atualmente abastecidas por poços, que passarão a integrar o novo Sistema de Abastecimento de Água Sul. Além de Santa Terezinha e Jardim Presidente, os próximos a receberem a ação são os Bairros Altos do Parque, Parque Cuiabá, Tijucal e região do Coophema
“Vale lembrar que, durante os trabalhos de setorização, é possível detectar a necessidade de novas redes em determinados locais. Por isso, não descartamos obras de instalação de novas redes de abastecimento”, observa o gerente.
Manutenção das estruturas – Além de equilibrar o sistema, a setorização garante a eficiência das estruturas de distribuição de água. Esse equilíbrio viabiliza a correta pressão na rede, conforme a necessidade de consumo e modelo topográfico de cada região. Dessa forma, a medida evita o desperdício de água e possíveis quebras nas tubulações.