Cuiabá, 05 de Outubro de 2022
logo

19 de Dezembro de 2013, 08h:37 - A | A

VARIEDADES / CADA COISA

\"Cheirei meu pai\": conheça o mito Keith Richards, que completa 70 anos

Richards é conhecido há quatro décadas por seu cigarrinho no canto da boca, envolvimento com álcool e drogas

TERRA
DA REDAÇÃO



Keith Richards completa 70 anos nesta quarta-feira (18) e já tem o seu lugar garantido na história do rock 'n' roll. Um dos fundadores do Rolling Stones, o britânico nascido em Dartford foi considerado pela revista norte-americana homônima o quarto melhor guitarrista de todos os tempos, ficando atrás apenas de Jimi Hendrix (1º), Eric Clapton (2º) e Jimmy Page (3º).

Apelidado de Cigano Selvagem pelo eterno parceiro de banda Mick Jagger, Richards é conhecido há quatro décadas por seu cigarrinho no canto da boca, envolvimento com álcool e drogas e, é claro, sua profunda influência na música das gerações seguintes. Apesar de nascer na Inglaterra, o guitarrista desde cedo carregou fortes referências do rock e blues norte-americanos de nomes como Chuck Berry e Muddy Waters, que ele não deixou de levar ao som dos Stones com originalidade.

Além do quesito musical, Richards sempre foi alvo de manchetes por sua imagem de "garoto-problema" e envolvimento com muitas mulheres. Em 2007, ele chegou a admitir em uma entrevista à revista NME que cheirou as cinzas do próprio pai. "A coisa mais estranha que eu já tentei cheirar? Meu pai. Eu cheirei meu pai. Ele foi cremado e eu não resisti a pulverizá-lo com uma assoprada. Papai nao teria ligado. Caiu bastante bem, e ainda estou vivo", disse ele sobre o patriarca, Richards Bert, que morreu em 2002, aos 84 anos.

Atualmente, Richards vive em Connecticut com a mulher, Patti Hansen, e toca com a sua banda, a The X-Pensive Winos, além dos esporádicos shows que realiza com os Stones, ao lado de Jagger, Ron Wood e Charlie Watts. Recém setentão, Richards engana quem pensa que ele abandonou os hábitos de saúde com base em álcool e cigarros. “Não sigam minha dieta”, aconselhou certa vez o icônico guitarrista.

Comente esta notícia