facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Outubro de 2025
19 de Outubro de 2025

19 de Outubro de 2025, 17h:55 - A | A

PODERES / INVEST MT

Mauro: Mato Grosso terá base própria na China para reforçar vendas do agronegócio

De acordo com governador, o objetivo é ampliar o alcance dos produtos mato-grossenses e consolidar a presença do estado no mercado asiático.

GUSTAVO CASTRO
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União) anunciou que Mato Grosso inaugurará, em novembro, o escritório do Invest MT na China, durante a Missão China 2025, que levará empresários, gestores públicos e lideranças setoriais para uma série de agendas comerciais e institucionais entre os dias 3 e 15 de novembro.

Segundo o governador, o novo escritório será um ponto permanente de apoio à promoção de produtos mato-grossenses e à ampliação das relações comerciais com o mercado asiático. A estrutura funcionará sob gestão privada, em parceria com o setor produtivo, e deve auxiliar especialmente pequenos e médios produtores que ainda não possuem base própria de representação internacional.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na verdade, nós vamos inaugurar na China o escritório do Invest Mato Grosso, um mecanismo muito inteligente e inovador para promover nossos produtos e fortalecer o comércio do estado com o mundo. Hoje, o nosso principal cliente é a China”, afirmou o governador.

A missão marca a terceira participação consecutiva de Mato Grosso na China International Import Expo (CIIE), em Xangai, uma das maiores feiras de importação do planeta, organizada pelo governo chinês. O evento reúne representantes de mais de 150 países e é considerado uma das principais vitrines para o agronegócio e a indústria de alimentos.

De acordo com Mauro, o objetivo é ampliar o alcance dos produtos mato-grossenses e consolidar a presença do estado no mercado asiático.

Os grandes produtores têm suas estruturas próprias, mas os pequenos e médios precisam desse suporte. Esse apoio é fundamental para criar mais laços econômicos e abrir portas em outros mercados, não só na China, mas em toda a Ásia”, destacou.

Além da inauguração do escritório, a Missão China 2025 inclui a participação na abertura do estande de Mato Grosso na feira, rodadas de negócios voltadas ao agronegócio e reuniões com potenciais investidores. A agenda também prevê uma extensão nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 11 e 12 de novembro, voltada à prospecção de parcerias nas áreas de agroindústria, logística e infraestrutura.

O evento é coordenado pela Agência Mato-grossense de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest MT) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com apoio de entidades representativas do agronegócio e da indústria, como Famato, Fiemt, Aprosoja, Imac e Cipem.

Comente esta notícia