facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Setembro de 2025
10 de Setembro de 2025

11 de Junho de 2013, 14h:38 - A | A

POLÍTICA / POLÊMICA DAS UPAs

Vereador Adilson da Levante acusa "golpe" contra Mendes

“Estão querendo atrapalhar o trabalho do prefeito. Mauro percebeu que a Avenida das Torres é um local de fácil acesso. Por isso seria ideal para a construção da UPA,

JOÃO RIBEIRO



A mudança de local da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, para a Avenida das Torres, ainda divide opiniões entre os vereadores em Cuiabá. Na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (11), o vereador Adilson Levante (PSB), acusou os parlamentares opositores ao prefeito Mauro Mendes (PSB), de querer atrapalhar o processo. 
 
“Estão querendo atrapalhar o trabalho do prefeito. Mauro percebeu que a Avenida das Torres é um local de fácil acesso. Por isso seria ideal para a construção da UPA, já que as obras lá no Pascoal Ramos tiveram problemas”, destacou. 
 
De acordo com Adilson, a oposição ao prefeito dentro da Câmara encaminhou um documento à Defensoria Pública afirmando que todos os edis seriam contra a mudança de local da unidade de saúde, o que, segundo ele, nãos seria verdade. 
 
“Isso é uma mentira. Tanto é que eu consultei vários vereadores e nenhum deles tem consciência desse documento. Eles (oposição) querem induzir a qualquer custo à população cuiabana a criar motim e barreiras para Mauro Mendes não trabalhar. Pode ser que algum parlamentar queira essa mudança, mas eu quero que esse documento seja corrigido”, disse. 
 
O fala de Levante aflorou os ânimos na Casa. No mesmo momento, o vereador Ricardo Saad (PSDB), fez uso da palavra no plenário e negou que teria encaminhado o ofício mesmo sendo oposição à Mendes. Ele explicou que fez uma denúncia, sozinho, na Defensoria Pública, dizendo que o local para onde a UPA será levada é inapropriado por questões logísticas. 
 
“O local para onde a UPA vai não é legal. A região tem um “linhão” de alta tensão e a “pista” ainda é de rápido acesso. Eu não oficializei nada e nem levei papel nenhum. Se alguém levou esse documento foi de maneira errada. Em momento algum uso o nome dos vereadores. Não sou do seu partido, sou contra o prefeito”, disparou Saad. 
 
Acalmando os ânimos, o presidente da Casa, vereador João Emanuel (PSD), explicou que todos os parlamentares têm que ter a consciência que Saad é presidente da Comissão de Saúde. Portando pode tratar de assuntos relacionado ao setor saúde. porém, cabe à Defensoria Pública analisar a denúncia e encaminhar para o Ministério da Saúde decidir se a unidade será trocada ou não de lugar. 
 
A UPA do Pascoal Ramos foi orçada em R$ 3,1 milhões, desse total R$2,6 milhões seriam provenientes do Ministério da Saúde (MS) e o restante seria a contrapartida da prefeitura de Cuiabá. No entanto, os técnicos da Prefeitura de Cuiabá classificaram o terreno no bairro Pascoal Ramos, como pantanoso, sendo impróprio para a construção. Justificando a mudança da UPA, o Mendes explicou que o novo local (Avenida das Torres) é mais conhecido pela população cuiabana e tem melhor condição de acesso para todos.  A obra original também apresentou um acréscimo de 22% no seu valor.

Comente esta notícia

marcos dial 12/06/2013

Muito bem vereador Adilson da Levante! A diferença da Câmara para Assembléia é que aí, na Câmara, não são todos caititus, é só uma parte. A sociedade está gostando de ver o modo como o Vereador, apesar de pouca experiência, é o mais lúcido dentre os 25 vereadores.

positivo
0
negativo
0

Lui 11/06/2013

o nome dele tem um "DA" - Adilson DA Levante (PSB). OK ?

positivo
0
negativo
0

2 comentários