Cuiabá, 01 de Novembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
01 de Novembro de 2026

20 de Julho de 2011, 11h:03 - A | A

POLÍTICA /

Silval admite voltar ao projeto do BRT e abrir mão do VLT



FERNANDA LEITE  19h00
DA REDAÇÃO

Ainda não acabou a polêmica que envolve a escolha do novo modal de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. O governador Silval Barbosa (PMDB) confessou que o VLT pode não ser implantado mesmo após a "briga" pela escolha entre VLT, tudo porque a imposição do Comitê Organizador da Copa de 2014 impõe BRT como o sistema.

"Teremos um modal e temos interferências que poderão nos impedir de implantar o sistema VLT, tudo dependerá de uma conversa com ministérios das Cidades", disse Silval alegando que MT pode perder os R$ 451 milhões de recursos da Caixa Econômica Federal, que seriam destinados ao BRT.

O presidente da Agecopa, Eder Morais disse que amanhã (20) estará argumentando, no Ministério das Cidades, o porque da escolha VLT para Cuiabá e diz que os 451 Milhões não irão influenciar. "Não irei pedir mais dinheiro, quero que alterem a matriz que impõe este pedido. Eu não vejo dificuldades iremos perder os 500 milhões e migrar para o VLT que é mais moderno", posicionou Moraes.

Eder disse ainda que o Estado poderá financiar a implantação do modal através do BNDS além de poder optar por outros modelos. "O mais de 1 Bilhão poderão ser financiados por outros meios e a escolha não afeta a capacidade de investimento do Estado", pontuou.

A alteração do BRT para VLT significa um aumento no investimento de 600 milhões. Em argumento o presidente da Agecopa disse que o custo de desapropriação será o dobro caso o VLT não seja implantado. O senador Blairo Maggi (PR) também se posicionou contra o modelo VLT. Na visão de Blairo, o sistema deve ser aquele que é o exigido pela matriz da Fifa.

 

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Comente esta notícia