ANDRÉA HADDAD
Secretário-geral do PR, o deputado estadual Emanuel Pinheiro diz que os republicanos vão definir até a próxima segunda (10) os espaços a serem pleiteados no staff do governador Silval Barbosa (PMDB).
Em seguida, com os nomes e pastas em mãos, lideranças do partido vão entregar o pleito ao peemedebista, que já acenou positivamente para as mudanças. “Entre esta sexta (7) e domingo (9), dependendo da agenda do senador e ex-governador Blairo Maggi, vamos fechar o acordo e levar ao governador”, aponta o parlamentar.
Segundo ele, as negociações estão indefinidas em relação à secretaria de Cultura (SES) e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). A primeira era comandada por João Malheiros (PR), que renunciou para ser vice do prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Atualmente, o posto é ocupado de forma provisória por Vannêssa Jacarandá.
Já a Sedraf passou a ser tocada por Carlos Luiz Milhomem desde março, quando o deputado estadual Zé Domingos Fraga (PSD) deixou o secretariado, junto com os demais representantes da legenda.
O PR conta com sete integrantes no primeiro escalão e outros quatro no comando de autarquias e entidades. Contudo, os republicanos entendem que as indicações são técnicas, sem respaldo político, já que Silval optou por nomear adjuntos após a saída dos indicados pelo partido. Agora a legenda cobra uma nova reforma no secretariado.