RENAN MARCEL
O PTB e o PSB de Cuiabá vão acionar na Justiça, ainda nesta quarta-feira (28), a Câmara Municipal de Vereadores por causa da CPI dos Maquinários. Por meio de mandado de segurança, as legendas querem garantir participação na composição da CPI que deve investigar a polêmica e milionária licitação da Prefeitura para aluguel de máquinas do programa Novos Caminhos.
O Regimento Interno da Casa estipula que, para a nomeação dos membros da CPI, devem ser respeitadas as composições partidárias. E são as lideranças quem deve indicar os membros. Mas os líderes do PTB e PSB não foram convidados a discutir a composição. Os partidos possuem as maiores bancadas na Câmara.
Na composição atual da CPI atuam apenas os vereadores de oposição ao prefeito Mauro Mendes (PSB): Toninho de Souza (PSD), autor do requerimento e presidente da comissão, Ricardo Saad (PSDB), relator, e Allan Kardec (PT) que atua como membro da CPI. Como suplentes estão Onofre Junior (PSB), Arilson da Silva (PT) e Walter Arruda (PSDC).
As lideranças partidárias cobraram uma revisão desta composição desde a semana passada. Mas a decisão vem sendo protelada pelo presidente da Câmara, João Emanuel (PSD).
Em entrevista coletiva concedida à imprensa nessa terça (27), João Emanuel afirmou estar em diálogo com as lideranças partidárias para decidir sobre a composição da CPI. Já impacientes, as lideranças deram prazo de resposta para até ontem à noite, conforme o líder do prefeito na Casa, o vereador Leonardo Oliveira (PTB).
“Não tivemos resposta ainda, então o PTB e o PSB vão entrar com mandado de segurança”, confirmou Oliveira. O petebista critica o adiamento da decisão. “Falou, falou e não falou nada”, disparou sobre a reunião com João Emanuel.
Para Oliveira, a forma como foi composta a CPI fere a democracia e deve ser considerada ilegal. “Todos os partidos precisam ser contemplados. A lei é clara”, disse.
A CPI dos Maquinários foi instalada no último dia 20 de agosto e tem como objetivo apurar supostas irregularidades na licitação de R$ 9,5 milhões para aluguel de maquinários, daí o nome. A instalação dessa CPI foi o estopim par uma guerra declarada entre a Prefeitura e a Câmara, já que os vereadores da base aliada também propuseram outras três CPIs, com o objetivo de investigar a Mesa Diretora e, principalmente, João Emanuel.