ANDRÉ MICHELLS
Em entrevista ao RepórterMT, nesta quinta-feira (01) o primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Sérgio Ricardo (PR) disse que, se tudo correr conforme já ajustado com a bancada do partido na AL, deve ser repetida a dobradinha com o deputado Riva (PSD) no comando da Mesa Diretora da Casa de Leis.
SR, juntamente com Riva seguiria, então, para o 4º mandato consecutivo no comando da AL. Atualmente Riva preside a AL e Sérgio ocupa a primeira Secretaria, aquela que controla o orçamento da Casa.
Os dois vem dominando a Assembleia desde 2007, quando Riva era o 1º secretário e SR o presidente. A dobradinda se repetiu no biênio 2009/10 em cargos invertidos e, novamente no bênio 2011/12, com ambos permanecendo nos mesmos cargos. Para 2012/13, SR assumiria a presidência e Riva, a 1ª Secretaria.
No pareo com SR, corre por fora o deputado Mauro Savi (PR), mas já seria carta fora do baralho, segundo Sérgio. "O PR vai estar unido em torno do meu nome", disse.
Por outro lado, o fato de SR já ter sido o comandante do Poder Legislativo é um dos motivos que fazem com que Savi possa se assanhar dentro do partido. Mauro Savi, que já foi por seis vezes líder do governo na Casa, tentaria convencer os colegas de que é hora de fazer uma espécie de rodízio. Com essa definição de querer pleitear a presidência da Assembleia, Savi já deixou de lado todas as pretensões de concorrer à prefeitura de Sorriso.
De acordo com o secretário geral do partido, deputado estadual Emanuel Pinheiro, o PR deve debater o tema com toda a executiva regional antes de definir o nome de Sérgio ou de Savi.