facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Setembro de 2025
08 de Setembro de 2025

14 de Outubro de 2012, 02h:34 - A | A

POLÍTICA / SUPOSTA COMPRA DE VOTOS

"Mauro usou tecnologia, empresário e filho de deputado", diz Eder

O ex-secretário afirmou também que o filho de deputado e um empresário do ramo de bebidas promoveram compra nos bairros dias antes do pleito

ANA ADÉLIA JÁCOMO



O ex- secretário Eder Moraes, principal articulador da campanha a prefeito, do petista Lúdio Cabral, reagiu às declarações de Mendes, que na semana passada, afirmou que teria informações comprometedoras contra Lúdio. Ao RepórterMT, neste sábado (13),  Eder disse que pode abrir a “caixa de ferramentas” que, segundo ele, existe contra Mauro Mendes (PSB), caso os ataques pessoais ganhem mais força nos próximos dias.

“A desconstrução da imagem do Mauro foi feita por ele mesmo no primeiro turno. Nós fizemos uma campanha limpa e ‘light’. O Mauro tem um rabo maior que o de um tatu, maior que de um pavão. Ele posa de bom moço. Eles acusam a nossa campanha do que eles praticam, como por exemplo, compra de votos, de pesquisas... Nós temos filmagens, provas e, se for necessário, eu vou abrir a caixa de ferramentas que tenho contra ele”, declarou Eder.


O ex-secretário da Secopa foi ainda mais longe e afirmou ter denúncias de que o filho de um deputado estadual e um grande empresário, do setor de bebidas, promoveram uma verdadeira maratona de compra de votos em favor de Mendes na periferia, 72 horas antes do pleito, que ocorreu no último dia 7 de outubro.


 “Chegaram graves denúncias para nós e sei exatamente quem está comprando votos para o Mauro. O filho de um deputado estadual está atuando em favor do Mauro e sei também de membros da campanha do adversário e de um famoso empresário. Temos filmagens e testemunhas. Agora, no segundo turno, o jogo vai ser outro e já temos uma superorganização para coibir essa prática”, disse ele.


TECNOLOGIA


Segundo Eder Moraes, Mendes adquiriu um programa de georreferenciamento, que mapeia as residências com dados sobre endereço e telefone da população de Cuiabá. Ele teria se aproveitado das informações para montar uma espécie de agência de marketing, que supostamente ligava no telefone das pessoas para se passar por um instituto de pesquisa e questionar sobre o candidato a prefeito daqueles moradores.


De posse das informações, uma equipe se deslocaria para efetuar a compra de votos dos eleitores de Lúdio Cabral. “Eu tenho denúncias de que Mauro Mendes adquiriu esse programa para mapear a cidade inteira e saber onde atuar. Eles fizeram esse rastreamento e fingiam que eram de institutos de pesquisa só para saber em quem as pessoas votariam. Depois mandavam emissários para comprar votos”.


Apesar de todas as acusações, Eder afirmou que Lúdio manterá a campanha no campo das propostas e que evitará, ao máximo, embates diretos com o rival. No entanto, diz que não tem “sangue de barata”. O ex-secretário também ataca o pequeno Jornal do Ônibus, de propriedade do jornalista Jê Fernandes. Para Eder, o veículo estaria a mando de Mauro Mendes, disseminando falsas denúncias contra o petista.


“Eles compraram esse Jornal do Ônibus que fabrica notícia falsa. Esse jornal não é sério. O Mauro agride a população cuiabana quando faz esse tipo de coisa e usa dessas baixarias. Esse jornal  está comprado e fica atacando a campanha do Lúdio, mas já estamos monitorando as ações  e acionamos a Polícia Federal para saber onde está sendo impresso esse tabloide. Enquanto nos atacam, nós estamos trabalhando”.


ESTRATÉGIAS


Questionado sobre a entrada do ex-senador e marqueteiro Antero Paes de Barros na campanha
de Mauro Mendes, Eder afirmou que não acha nada demais na contratação e que também não teme a possibilidade de o petista ser vítima do “comitê da maldade”, termo que ficou conhecido e associado ao nome de Antero desde o pleito de 2008, quando fez a campanha vitoriosa do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB). Na ocasião, o próprio Mendes foi derrotado pelo tucano.


“Essa entrada do Antero na campanha não me incomoda nem um pouco. Acho que ele é um profissional e tem o direito de exercer sua habilidade de marqueteiro. É como um advogado, que defende aquele que te paga o valor cobrado. Não tememos nada, o Mauro pode contratar até o Duda Mendonça. Não importa. Vamos continuar explicando para a sociedade quem é Mauro Mendes”.


Entre as principais estratégias que estão sendo colocadas em prática, Eder afirmou que já houve a contratação de 350 radioamadores que irão circular pela cidade para monitorar abusos de campanha. Além disso, ele afirmou que há cinco equipes de advogados monitorando cada região de Cuiabá.


Sobre a entrada do novo coordenador de campanha, o deputado estadual Alexandre César (PT), Eder afirmou que a convite foi estratégico, já que Mendes tem como coordenador o também deputado Emanuel Pinheiro (PR). “A vinda do Alexandre é estratégica porque ficaremos em iguais condições na Assembleia Legislativa, caso haja debates na Casa, teremos ele como representante legal”, finalizou Eder Moraes.

Comente esta notícia

ANA MARIA 15/10/2012

FEDEUUU!!!!!

positivo
0
negativo
0

Eder 15/10/2012

Dalê Ludio, secretário de Saúde

positivo
0
negativo
0

Aparecido ALmeida 15/10/2012

Tudo farinha do mesmo SACO, Edder era amigão de Mauro Mendes, porque agora ele esta contra Mauro Mendes??? Mauro esta preparado para ser nosso GESTOR, Ludio tem ir para seu consultório tratar das pessoas doente se possivel gratuito sr Ludio ja que se fala tanto em caridade.

positivo
0
negativo
0

maurilio costa 15/10/2012

tem gente que faz qualquer coisa pra ficar em evidencia e paga qualquer preço para isso, o eder moraes esta investindo duro na campanha do ludio,e com retorno garantido a sec financas do municipio, por isso todo empenho na campanha e lucrativo, coitado dos municipes, pagarao por toda essa trama do ludio e do eder moraes.

positivo
0
negativo
0

maurilio costa 15/10/2012

so pode ser materia paga né para darem espaço a esse cidadao eder moraes, esse cara so fala mal de todo mundo, sera que ele nao olha pro proprio rabo que tem,ele so faz isso para enconder a podridao dele, e desviar o foco dos desvios de dinheiro que ele causaou no estado, comprando aptº em sao paulo, mansao em jurere,carros de luxo, chacaras, casas lotericas como a da morado do ouro né sr eder moraes, qual é a magica pra adquirir tudo isso, pois so com salario de secretario seria impossivel, isso mostra que o rombo foi bem maior hein,agora fica ai so atacando os outros coisa feia, olha pra si mesmo e ve se tem moral pra tanto, e quanto ao ludio sem proposta fica concordando com toda essa sujeira, nao tem preparo para administrar cuiaba como cuiabano eu repudio esse candidato que esta arrodeado de raposas. espero que o REPORTEMT publique esse comentario, pois creio que este seja um espaço democlatico, porque nunca publicarao nenhum de meus comentarios, me sensurando e sensura nao faz parte da imprensa nao é.

positivo
0
negativo
0

Jonas 14/10/2012

Engraçado que eles receberam tantas denúncias assim antes do 1º turno e só agora falam isso???

positivo
0
negativo
0

Victorio 14/10/2012

Boa Eder, pau neles entaoo.. abçss

positivo
0
negativo
0

Marcio Santos 14/10/2012

Isto é mto sério. MPE E MPF, onde estão que não investigam?

positivo
0
negativo
0

GERALDO GONÇÁLVEZ LIRA 14/10/2012

AFF ISSO VAI FEDERRRRR. KD O MPE QUE NÃO INVESTIVA ISSOO???? Compra de votos é bem Mato Grosso tbmm?????

positivo
0
negativo
0

ERALDO LIMA JR 14/10/2012

KKKKKKKKKK. Esse Eder é uma figura incrivel mesmo. Tem cada um viu. vai conseguir eleger o LUDIO. Falar a verdade, tomara viu!

positivo
0
negativo
0

JR Frentista 14/10/2012

dá-lhe EDER. Vamo Ludioo, pra cima desses mauricinhos

positivo
0
negativo
0

Benedito Soares 14/10/2012

Pessoal, cadê as propostas do Lúdio ? Só falam em atacar o Mauro. Só para lembrar, esse Eder quebrou o Estado de Mato Grosso. Escandalo dos Maquinarios, Juros para Encomind, Land Rover, Carta de Crédito. Aí ele aparece com chácara, mercedes, canal de tv... Analisem eleitores o porque de tanto empenho...

positivo
0
negativo
0

Ana 14/10/2012

Ok, Sr. Eder, o traseiro do MM eu não sei, mas nessa campanha do Lúdio estou vem que o traseiro de muitos é mais sujo do que pau de galinheiro, e como se não bastasse esconte a sua sujeita e vai atirar pedra na casa dos outros. Pura hipocrisia. Gente, pelo que li da reportagem, o Lúdio não tem propostas a oferecer, né?? mas tão-somente fazer um contra ataque ao MM.

positivo
0
negativo
0

13 comentários