ANA ADÉLIA JÁCOMO
O novo secretário de Governo de Várzea Grande, Eder Moraes (PR) afirmou nesta terça-feira, 13, ao RepórterMT, que já escolheu qual cargo eletivo irá disputar em 2014: o Governo do Estado. Para isso, ele disse que pretende filiar-se no PMDB no próximo ano, que tem como principal líder político o governador Silval Barbosa, além do cacique Carlos Bezerra.
“Tenho projeto político para 2014. Faço parte do grupo do Silval e vou ser candidato a governador na próxima eleição. Vou trabalhar pelo PMDB e pretendo me filiar. Se eu não for para o PMDB, mas para outro partido, todos devem ter consciência de que eu serei candidato a governador”, disse Eder.
Eder passa por um processo de expulsão do PR, por infidelidade partidária. Ele optou por seguir a orientação do PMDB, que aliou-se ao petista Lúdio Cabral na corrida pela Palácio Alencastro, mas que foi derrotado por Mauro Mendes (PSDB).
O secretário acredita que as chances de sua filiação ser no PMDB são muito “grandes”, já que a legenda não tem em suas fileiras um nome para disputar o cargo. Silval não pode candidatar-se, pois já está no mandato por duas vezes consecutivas. Não há, na agremiação, nomes fortes, segundo ele, para entrar na disputa e Eder seria uma maneira de não deixar que o partido passe despercebido pelo pleito.
Nos bastidores especula-se que o senador Pedro Taques (PDT) seja um dos mais cotados para disputar o Palácio Paiaguás, além dele, o republicano Blairo Maggi, ex-governador por dois mandatos, também é sondado. Recentemente, o deputado Emanuel Pinheiro (PR) afirmou que a legenda quer, por unanimidade, que Maggi concorra ao cargo.
De todo modo, Eder deve fazer barulho. Conhecido por suas declarações polêmicas, o ex-secretário extraorgdinário da Copa não costuma ter papas na língua. Ele e Taques são considerados desafetos e já travaram discussões políticas de grandes proporções.
Histórico
Eder Moraes já foi presidente do MT Fomento, secretário de Fazenda e secretário chefe da Casa Civil no Governo Maggi. Assumiu, com a saída de Yênes Magalhães, a extinta Agecopa e foi pivô de várias polêmicas e escândalos na autarquia. Um dos mais emblemáticos foi o caso conhecido como escândalo das Land Rovers. Ele encomendou cerca de 10 veículos através da Agecopa, importados da Rússia.
A empresa Global Tech, contratada sem licitação por Eder, com aval do governador Silval Barbosa, teria sido criada somente para atender a extinta Agecopa na compra dos carros, equipados com radares para patrulhamento na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. O custo final de cada veículo é de R$ 1,4 milhão.
O estado chegou a pagar uma "caução" de mais de 2 milhões para a empresa, que opera em Brasília. O dinheiro nunca foi devolvido para MT, apesar de o contrato ter sido cancelado. As Land Rovers nunca foram entregues também.
O Tribunal de Contas marcou para o próximo dia 22, em sessão ordinária, o julgamento das contas de 2011 daAgecopa - atual Secopa. Um dos pontos principais do julgamento é a aquisição de 10 veículos Land Rovers pelo Governo do Estado.
Atualizada às 17:08
O secretário Eder Morais afirmou que não teme encarar a disputa pelo Palácio Paiaguás e justificou as acusações sobre os escândalos. Segundo ele, a eleição majoritária permite um debate franco e aberto sobre os temas e por isso ele não irá recuar do pleito.
“O motivo da minha candidatura é justamente para fazer a ampla defesa dessas acusações que me são imputadas. Quem não deve, não teme. O que alguns setores denominam como “escândalos”, foi, na verdade, o exercício do cumprimento da legislação e das necessidades básicas do Estado”.
No caso das Land Rover, Eder disse que o objetivo era fortalecer a Segurança Pública. Sobre os Precatórios, ele disse que defende o Estado que paga suas dívidas. “Não defendo o Estado caloteiro. Quanto aos Precatórios só tenho uma coisa a dizer, a ministra Eliana Calmon chegou a premiar Mato Grosso por ser o primeiro estado a liquidar os passivos”.
ZÉ FERRERA NETO 14/11/2012
POW EDER, CÊ TÁ DE BRINCADERA NÉ ??
Milena 13/11/2012
alguém por favor poderia indicar um bom pisquiatra a esse senhor??? Eleh naum esta bem. Caso contrário, quem sabe uns 10 anos na penitenciaria Central deixaria eleh um pouco mais humilde. Putzzz fala sérioooo
Juliano Muniz 13/11/2012
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ESSE CARA É UMA FIGURASSA MESMO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK POREM NAO SE PODE NEGAR QUE É PEITUDO.. TEM CORAGEM..
Louco por Eder 13/11/2012
Eder pode ate virar governador.. nao duvido nao.. competencia, vamos combinar, o cara tem.. é meio maluco inconsequente.. mas qual ser normal conseguiu se destacar na história.. vejam jucelino.. falaram que era louco.. deu no que deu..
Sheldon 13/11/2012
Já ganhou... já ganhou... BAZZINGA! Não vai nem pra segundo turno.
Leka 13/11/2012
Eder Moraes to contigo! eu voto em você! você é o cara
costa 13/11/2012
esse EDER MORAES e prepotente hein, sera que so ele e que acha ser um nome forte para 2014, sera que ele nao percebeu que o povo de cuiaba e MT, nao tem simpatia por ele, sem contar que esse cidadao afundou com a campanha do ludio e sem contar com as dividas que ele deixou pro Ludio bela herança do sr. eder moraes, EDER vai caçar o caminhao que voce caiu, é se bem que dinheiro pra ele nao e problema né pois tem 80 milhoes + as comissoes das land rover + os precatorios, com isso e bem possivel ele gastar pra conseguir o poder, mas o povo ja sabe quem e esse cara, e com certeza nao vao dar esse cargo a ele.
Julio Mesquista 13/11/2012
É, isso ta me cheirando a factóide.. mais um do senhor Eder Moraes.... fala serio, o senhor tem que explicar os precatórios, as land rovers e os vários rolos imputados ao senhor na gestão de Maggi e Silval..
8 comentários