facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Julho de 2025
06 de Julho de 2025

09 de Maio de 2012, 09h:52 - A | A

POLÍTICA / APROVADO

Em "sabatina amiga", deputados referendam Sérgio para o TCE-MT

O deputado estadual pode assumir vaga no TCE amanhã (10), após uma novela que durou 4 anos; entre os parlamentares, nada de perguntas. O que seria uma sabatina, acabou virando uma sessão de "homenagem"

ANDRÉ MICHELLS / JUCIARA SANTOS



A Assembleia decidiu marcar a sabatina do deputado Sérgio Ricardo (PR) para vaga no TCE nesta manhã de quarta-feira (09). A sessão vai referendar o nome de Sérgio para o cargo de conselheiro do TCE, após uma longa novela que durou 4 anos.

O republicano pode assumir a nova função já na quinta-feira (10). Os deputados definiram a pauta em reunião no Palácio Paiaguás, com o governador Silval Barbosa (PMDB) na noite de ontem.

9h50 - Começa a sabatina

9h51 - Deputado Sérgio Ricardo começa seu discurso e fala sobre sua carreira jornalística e política em 32 anos de Mato Grosso. SR agradeceu ao PR e aos colegas de Casa e, com voz embargada, classificou o plenário como sua família, desejando sucesso ao deputado Mauro Savi, que vai ocupar, com sua saída, a Primeira Secretaria da AL-MT. Sérgio encerra sua fala dizendo que vê o TCE como fundamental para a sociedade, tem a função de ajudar o Estado a diminuir as desigualdades que existem. "Vou me dedicar a estudar minhas novas funções que ainda não conheço bem, e trabalhar pelo crescimento do estado".

10h17 - Deputado Riva parabeniza Sérgio e diz que há um misto de tristeza e alegria neste momento e que o parlamento perde muito com a saída de Sérgio.

10h19 - Mauro Savi diz que não teria coragem de dirigir perguntas a Sérgio Ricardo, se limitando a elogiar o companheiro e lembrando sua carreia política. Savi contou uma passagem da vida de SR que, quando chegou a MT, parou em Rondonópolis e, não tendo dinheiro para pagar a passagem até Cuiabá, pénhorou sua documento de identidade na rodoviária. Voltando à cidade tempos depois, para pagar a passagem e resgatar a identidade, já com emprego arrumado na capital. Savi agradeceu a amizade pessoal e política de SR.


10h23 - O deputado Percival Muniz disse que Sérgio vai sair ileso da Assembleia Legislativa, comparando o parlamentar a um rio, que segue, mesmo com obstáculos. Segundo deputado, SR deixa de ser rio, e passa a se tornar uma "lagoa", já que no TCE não correrá grandes "riscos" como correu ocupando cargos no parlamento. Muniz diz que SR vai desempenhar um bom papel no TCE. Percival, assim como Savi, evitou fazer questionamentos, se limitando a falar sobre a carreira política de SR. Para Percival o TCE deve ser olhado como um "conselheiro".


10h34 - Deputado Walter Rabelo afirma que SR não vai passar por nenhuma sabatina, já que garantiu 24 votos dos parlamentares. Rabelo se emocionou ao lembrou da velha amizade com Sérgio. Lembrou da dificuldade que é ganhar o respeito da população, que Sérgio merece a vaga e já faz parte da história de MT. Apesar disso Walter Rabelo falou mais de si mesmo, do que do colega que deixa o parlamento para assumir vaga do TCE.


10h41 - O deputado Romualdo Junior falou convivência com Sérgio, afirmando que foi um dos primeiros a defender o nome do deputado para a vaga no TCE. Romualdo fala sobre as funções do Tribunal. O deputado pede que Sérgio sempre dê aos prefeitos, amplos direitos de defesa. Romualdo desejou sorte e sucesso a Sergio.


10h45 - Deputado Washington José fala que, assim como Sérgio, também chegou ao interior de MT sem dinheiro. Washington afirma que não tem perguntas a fazer a SR. O deputado fala sobre emoção de Walter Rabelo. Washinton garante apoio a SR.


10h49 - O deputado Emanuel Pinheiro afirma que a Casa perde muito com a saída de SR, porém o TCE ganhará um grande fiscalizador. Pinheiro fala sobre trajetória acadêmica de Sérgio. Segundo o republicano, sempre houve a preocupação com a distribuição do dinheiro, afirmando que agora, SR possui agora uma "responsabilidade histórica". Pinheiro diz que o TCE precisa ser mais justo e menos repreensivo. O parlamentar diz que o conhecimento que SR possui sobre a realidade das cidades pequenas vai ajudar a garantir a justiça.


10h55 - Deputado Alexandre César sobre convivência e trajetória política com Sérgio Ricardo. Alexandre diz que SR poderá contribuir com a  questão ambiental de MT, orientando os municípios. Segundo o deputado, Mt tem dois grandes desafios. O saneamento básico nos municípios, sendo papel do TCE recomendar sistemas de saneamento e a destinação dos resíduos sólidos. O deputado também não fez questionamentos.


10h59 - O parlamentar Dilmar Dal'Bosco comenta o discurso de Sérgio Ricardo e sua trajetória na Assembleia Legislativa. Dilmar fala sobre a crise sobre denúncias de suposta compra de vaga do TCE. Sem perguntas, o deputado diz que tem certeza do sucesso que SR terá no TCE.


11h04 - O deputado José Domingo Fraga fala sobre a sua gratidão a Sérgio e sua postura de trabalho na AL. Fraga diz que a saída de SR será um divisor de águas. Para o deputado a ida de Sergio para o Tribunal será a garantia de que o TCE será muito mais pedagógica. Domingos Fraga fala sobre relação do TCE com os municípios de MT. O deputado parabeniza SR.


11h09 - O deputado Valdizete Nogueira fala a responsabilidade que Sérgio possui em suas mãos, já que o TCE, segundo ele, possue o poder de deixar qualquer gestor inelegível. Nogueira lembra de relacionamento com SR. De acordo com o parlamentar, o TCE precisa ter sensibilidade com os municipios menores. Valdizete diz que a ida de SR para o tribunal  é orgulho para a AL, parabenizando Sergio Ricardo.


11h14 - Deputado Sebastião Rezende também fala sobre trajetória política de SR. Rezende lembra do discurso de todos os deputados que já falaram sobre SR e diz que Sérgio precisa lutar pela justiça no julgamento de contas de gestores. O deputado também não fez questionamentos, mas pede a SR colaboração para os municípios. A sabatina segue sem perguntas para o deputado Sérgio.


11h20 - Encerrando, o deputado Baiano Filho se limitou a desejar boa sorte ao colega, dizendo "vá com Deus".


11h29 - Sergio Ricardo volta à tribuna e agradece a todos pelos discursos, garantindo que dará continuidade no trabalho por MT. Para SR, o Tribunal tem sido cada vez mais orientador, do que punitivo, ajudando os gestores a desempenhar suas funções.


11h34 - Deputado Riva encerra sessão e convoca na sequência sessão extraordinária para referendar o nome de Sérgio Ricardo para o TCE.


11h39 - Projeto de lei que indica o nome de Sérgio Ricardo ao TCE vai à votação.


11h41- Com 21 votos favoráreis, o projeto de lei que nomea Sérgio Ricardo para a vaga ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, é aprovado.


11h47 - Encerrada a sessão.

Comente esta notícia

Ana Carla 09/05/2012

SAO SEMPRE ASSIM ESSAS SABATINAS... JA ERA FAVA CONTADA... BOA SORTE SR E BOA SORTE MT

positivo
0
negativo
0

1 comentários