facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Dezembro de 2024
14 de Dezembro de 2024

11 de Novembro de 2013, 09h:44 - A | A

POLÍTICA / DE OLHO EM 2014

William Sampaio é reeleito presidente do PT em Mato Grosso

DA REDAÇÃO



O presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT), Willian Sampaio, foi reeleito com 93,6% dos votos e será o responsável por comandar o partido pelos próximos quatro anos, tendo pela frente as eleições de 2014 e 2016.

O segundo candidato na disputa pela presidência da sigla, Robinson Ciréia, obteve 6,4% dos votos.

Na disputa pela composição do diretório regional, a chapa Mato Grosso Quero Mais e Melhor, encabeçada por Sampaio da corrente Construindo um Brasil Melhor (CNB), obteve 89,4% dos votos, já a Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania, da corrente O Trabalho encabeçada por Ciréia, conquistou a preferência de 5,47% dos petistas. Já a chapa Força do Interior ficou com 5,13%.

Em Cuiabá, foram montados 11 pontos de votação e Ednilson Albino de Carvalho, também da CNB, foi reconduzido ao cargo com 93,29% dos votos, enquanto Cristiane Lopes da Silva obteve 6,71%, da corrente O Trabalho.

Na capital também foram inscritas três chapas para a disputa interna. A primeira delas denominada Por uma Cuiabá Mais Feliz obteve 90,20% dos votos. Ela é encabeçada por Ednilson da CNB, já o grupo liderado por Cristiane, da corrente O Trabalho, denominado Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania ficou com 6,41% e a terceira chapa formada pelas correntes Articulação de Esquerda e Esquerda Marxista, denominada Romper com a Direita e Caminhar para o Socialismo, ficou com 3,4%.

A disputa interna ocorreu com tranquilidade em 80 municípios de Mato Grosso. Para Sampaio esta eleição comprova que a sigla passa por um novo momento de grande coesão interna. "A eleição ocorreu em um clima de unidade em todo o estado. Na quase totalidade dos municípios tivemos chapa única de composição interna e candidatura única a Presidência. Prevaleceu a leitura de que um PT unido atende muito melhor aos anseios da sociedade", enfatizou o presidente.

Willian, que esteve à frente da sigla já na eleição de 2012, sabe dos desafios de organizar o partido para a disputa eleitoral de 2014 e destaca o projeto do PT de ter uma candidatura própria ao governo do Estado. Ele reforçou que irá trabalhar arduamente para garantir a filiação do juiz federal Julier Sebastião da Silva, sendo este o primeiro nome do partido para a briga pelo comando do Palácio Paiaguás.

No entanto, Sampaio lembra que dentro do próprio partido há bons nomes que podem ser colocados para disputar o cargo de Governador de Mato Grosso. Dentre eles, o do ex-vereador Lúdio Cabral e do deputado federal Ságuas Moraes.

O Processo de Eleições Diretas serviu para renovar a legitimidade politica das direções partidárias junto às bases, em todos os níveis. Este é o primeiro Processo de Eleição Direta (PED) com os novos critérios definidos pela direção nacional e apesar de mais rigorosas as regras, a maioria dos diretórios conseguiu realizar a eleição, fato que coloca o PT em Mato Grosso em plenas condições de se apresentar fortalecido para a disputa em 2014, garantindo a reeleição da presidenta Dilma Roussef (PT) e uma candidatura própria ao governo com o apoio de partidos da base aliada do governo federal.

O presidente reeleito busca também garantir a elaboração de um programa de governo para Mato Grosso que atenda a realidade de cada região do estado e uma eleição em 2014 que possa servir como ponto de partida para a ampliação da presença do PT em 2016, nas disputas municipais.

A posse dos Presidentes Estaduais do PT será durante o congresso da sigla a ser realizado no período de 13 a 15 de dezembro. Já as novos direções municipais assumem no mês de fevereiro 2014, por ocasião do aniversário de 34 anos do PT.

Comente esta notícia