TERRA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi surpreendido ao ouvir de jornalistas que o aguardavam na Casa Branca, em relação à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na manhã deste sábado, 22. Sucinto, o republicano se limitou a dizer: "Foi o que aconteceu? É uma pena".
Inicialmente, Trump parece ter confundido Bolsonaro com outra pessoa ao ser questionado sobre a prisão: "Falei, ontem à noite, com a pessoa sobre a qual você se referiu, e devemos nos encontrar em um futuro próximo, acredito", disse, antes de se corrigir.
Novamente perguntado sobre a custódia do ex-presidente brasileiro, Trump, então, entendeu a pergunta e se mostrou surpreso: "O que? Eu não ouvi nada sobre isso. Foi o que aconteceu? É uma pena", disse, encerrando a conversa com os jornalistas.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente neste sábado, 22, em Brasília (DF), pela Polícia Federal em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão é uma medida cautelar. Ou seja, ainda não se trata do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão à qual foi condenado no julgamento da trama golpista.
Bolsonaro, que já estava em prisão domiciliar, foi levado à sede da PF. Ele ficará em uma sala de Estado, espaço reservado para figuras de alto escalão da política. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Michel Temer (MDB) também ficaram detidos em salas da Polícia Federal.
Segundo a decisão assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, a vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar foi apresentada como um dos fatos novos para a definição da medida cautelar.
"O tumulto causado pela reunião ilícita de apoiadores do réu condenado tem alta possibilidade de colocar em risco a prisão domiciliar imposta e a efetividade das medidas cautelares, facilitando eventual tentativa de fuga do réu", diz o documento com a data deste sábado. Leia a matéria completa no Terra.
















