ANA ADÉLIA JÁCOMO
O senador Pedro Taques (PDT) usou a tribuna do Senado Federal na tarde desta terça-feira (5) para comentar o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou atraso em todas as obras da Copa do Mundo, em Cuiabá. Taques afirmou: "O governador Silval Barbosa (PMDB) e a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) são incompetentes e não têm capacidade de gerenciamento".
O pedetista afirmou que tanto a população de Cuiabá, como a de Várzea Grande, estão “atarantadas” com o caos no trânsito que as obras de mobilidade urbana têm causado. Taques é apontado, nos bastidores, como pretenso candidato do partido ao Governo do Estado, em 2014 e já estaria em plena campanha.
“Estamos atarantados e ressabiados com o que está ocorrendo com as obras da Copa. Esse ritmo lento já tinha sido apontado em setembro de 2012, mas o atraso persistiu e se agravou. O relatório do TCE é de 31 de dezembro de 2012. Mas o que está acontecendo? Não é falta de recursos, são problemas de ‘saber fazer’, incompetência no gerenciamento, na administração. Essa capacidade de gerenciamento é o grande problema”, declarou o senador.
Segundo o TCE, quase 90% das obras não saíram do papel. Os cronogramas previam que em 31 de dezembro de 2012, 38% das obras já estariam concluídas, contudo, apenas 10% estão em processo de finalização. Taques demonstrou especial preocupação com a implantação do VLT (veículo leve sobre trilhos).
“Todos devemos amar o VLT e torcer para ele estar pronto no dia do primeiro jogo, mas não podemos ‘tapar o sol com a peneira’. A obra do VLT nem sequer começou”. O senador enumerou algumas obras que, segundo ele apresentam os casos mais graves de atraso. A duplicação da estrada da Guarita e a Juliano Costa Marques apresentam atrasos de oito meses. A duplicação da Beira Rio e da Antônio Dorileo estão atrasadas em cinco meses.
Para o senador, Arena Pantanal precisaria evoluir três vezes mais rápido para ficar pronto a tempo de sediar os jogos. Ele relembrou que as desapropriações ainda não foram iniciadas, assim como o Fan Park.
Taques relembrou que a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo (Agecopa) foi marcada por escândalos, ao ponto de precisar ser extinta pelo governador. Todavia, a Secopa, segundo o senador, é omissa.
“As respostas da Secopa são evasivas. Falam apenas da Arena e ignoram as obras viárias. A Secopa não sabe explicar de quanto tempo será o atraso. Garante que vai dar certo, mas não fala quando. Não podemos aumentar as horas do dia. A Secopa diz que é normal que ocorram atrasos em grandes obras, mas estamos falando de atraso em todas as obras e superiores ao esperado. O que está ocorrendo não é normal, pode outra coisa, como incompetência”.
“Não podemos ser engambelados, por isso, temos que fiscalizando essas obras. Depois do ‘leite derramado’ não tem como chorar. Essa Copa deve nos orgulhar, e não nos envergonhar. Não existe legado da Copa ainda”, disparou o pedetista.
AJUDA DEMOCRATA
O senador Jayme Campos (DEM) pediu aparte no discurso de Taques e reforçou as críticas sobre o trânsito em Cuiabá e Várzea Grande, que estão caóticos. Para ele, o possível legado da Copa, ficará para as futuras gerações, já que os constantes atrasos nos andamentos e a falta de planejamento têm prejudicado não só as obras, mas também os comerciantes e moradores das duas cidades. Jayme declarou que o VLT não deve ficar pronto para o mundial.
“O legado vai ficar para o futuro. Torço para que as obras sejam concluídas, mas o tempo está passando e não tem nada completo. Há informações de atrasos preocupantes. Falta planejamento e projeto. As pessoas do interior, que não conhecem as variantes, ficam perdidas nas cidades”.
“Esse atraso tem causado prejuízo para o comércio. As trincheiras não estão concluídas e deveriam estar. Temos que cobrar do Governo mais transparência. Não acredito que o VLT vai ficar pronto. Foi uma ‘pisada na bola’. Causou endividando ao Estado e agora tem uma conta grande para pagar. Mato Grosso não tinha capacidade de se endividar dessa maneira. Quero cumprimentar o senador pela coragem de vir a essa tribuna”, disse Jayme.
Apesar de estar presente e ter sido o idealizador do projeto que tornou Cuiabá uma cidade-sede da Copa do Mundo em 2014, o senador Blairo Maggi (PR) não fez qualquer pronunciamento.
















ICE PEPPER 07/02/2013
É só o que esses 2 sabem fazer,reclamar,trabalhar e ajudar nas obras nada,sabe pq?Fere o interesse dos 2,a máfia dos onibus e combustivel.
Alexandre Almeida 05/02/2013
Agora fica muito fácil de criticar,apontar as falhas...Alguém ai se lembra de que o governador teve de ir em Brasília para desembargar alguma obra?Eu acho que não...O MP vivia embargando as obras,vivia arrumando algum motivo para atrapalhar,e agora vem o TCE com esse relatório meia boca para dizer aos quatro cantos que as obras estão atrasadas?Estão chutando onça morta,pois penso que se não tivesse tanta gente que não entende de obra para atrapalhar,já estaria bem melhor do que esta...
julio neto 05/02/2013
é um absurdo o que estão fazendo... eu passo pelas obras tdos os dias e vejo meia duzia trabalhando, a maioria so varrendo chao.. obra que é bom mesmo.. quase nada. a nao ser estádio e agora o viaduto do despraiado.. as trincheiras estao bem paradas.. falando em vaidutp do desopraiado, até aghora nao entendi p que ele vai servir.. nao adiante fazer via por cima e tirar a debaixo..
Sebastião 05/02/2013
Seu comentário foi vetado por conter expressões de ofensa e/ou acusações sem provas
4 comentários