FERNANDA LEITE 9h55
DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) garantiu que a chance de a Capital perder o recurso de 1 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC por causa da ‘venda' Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) é zero. Segundo Galindo, por causa da transição da responsabilidade para o governo Estadual em assumir toda obra do PAC os recursos estão garantidos.
"Não irá mudar nada porque daremos concessão para empresa administrar a Sanecap, e isso a lei ampara e não perderemos o recurso do PAC, que alias já está sob responsabilidade do Estado", disse. Galindo refuta as alegações do ministro das cidades, que diz que parcerias com empresas privadas em obras públicas para administrar sistema de água e esgoto não pode ser realizada.
Dos recursos do PAC, na primeira etapa serão R$ 124 milhões destinados a ações de saneamento. O Projeto Pantanal será ampliado já que a rede de esgotamento sanitário em Cuiabá é considerada a responsável pela maior parte da poluição do Pantanal.
Na segunda remessa do PAC serão R$ 100 milhões para investir em saneamento e obras de urbanização e abastecimento de água.
OPERAÇÃO PACENAS
Cuiabá perdeu os recursos do PAC em 2007 por causa de fraude em licitações. As empresas já eram vencedoras das licitações mesmo antes do procedimento licitatório acontecer. As empresas concorrentes ajustavam o conteúdo das propostas previamente, oferecendo pagamentos em dinheiro e parte dos contratos firmados com a Prefeitura.