facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

29 de Agosto de 2013, 17h:05 - A | A

POLÍTICA / CALOTE NO PARTIDO

PSB, de Mendes, articula para cassar vice-presidente da Câmara

O fato é que, desde que tomou posse em janeiro deste ano, Onofre tem mantido uma postura independente no Legislativo

ANA ADÉLIA JÁCOMO



O PSB, partido do prefeito Mauro Mendes, analisa a possibilidade jurídica de cassar o mandato do vereador e vice-presidente da Câmara, Onofre Júnior (PSB), sob a acusação de que ele tem deixado de pagar, há cinco meses, a contribuição partidária, quitação exigida pela agremiação, de acordo com o estatuto nacional da sigla.

De antemão, o grupo chegou a marcar uma reunião para a noite desta quinta-feira (29), mas em seguida cancelou o encontro. A alegação é de que o assunto precisa ser melhor discutido entre os pares. Nos bastidores a informação é de que o grupo de Mendes estaria tentando articular a queda de Onofre com o firme propósito de suprimir a oposição na Casa. O objetivo, após afastar o presidente João Emanuel (PSD), seria efetivar o vereador Haroldo Kusai (PMDB).

O fato é que, desde que tomou posse em janeiro deste ano, Onofre tem mantido uma postura independente no Legislativo. Mesmo sendo do partido do prefeito, ele se posicionou contrário aos interesses do Executivo diversas vezes, inclusive na formação da Mesa Diretora. Onofre mostrou-se ressentido após não receber apoio de Mendes para alcançar a presidência da Casa e, por isso, optou por apoiar João Emanuel (PSD).

De lá pra cá, entre outros temas polêmicos, foi favorável a instalação de uma CPI para investigar contratos de Mendes e sempre fez duras críticas ao Executivo.

Leia a íntegra da nota abaixo:

A Executiva municipal e a Comissão de Ética do PSB - Cuiabá irá se reunir hoje à noite (29) para analisar o pedido de cassação do mandato do vereador Onofre Junior, eleito pelo partido no ano passado.

Onofre Jr. foi eleito vereador em Cuiabá com 3.112 votos pelo PSB, porém há cinco meses não tem pago a contribuição partidária, infringindo o Capítulo IX Artigo 48 § 2° do Estatuto Nacional do partido conforme citação abaixo;

CAPÍTULO IX

Da escolha de candidatos e da fixação de coligações

§ 2° Para que tenha seu nome apreciado pelo respectivo Congresso, o candidato deverá enviar à Comissão Executiva um termo de compromisso, no qual constará minimamente:

d) declaração de que conhece e concorda com as disposições estatutárias relativas à contribuição financeira do titular de mandato eletivo e composição de gabinetes parlamentares e executivos;

e) declaração de que está de acordo com o princípio de que o mandato pertence ao Partido e que propugnará para que a legislação o consagre.

Além disso, por diversas vezes na Câmara Municipal tem divergido das diretrizes municipais, chegando a votar em desfavor dos interesses do PSB municipal e do Prefeito Mauro Mendes, que também é filiado.

A reunião contará com a participação dos movimentos sociais do PSB e está marcada para 19 horas na sede municipal do partido localizado Rua Zafira nº 40, bairro Lixeira.

Comente esta notícia

edson 30/08/2013

em Dito, vc tem que entender melhor de leis, conforme o joão carlos comentou, vai estudar ... ou será que vc é da turma do riva.......kkkkkk

positivo
0
negativo
0

João Carlos 30/08/2013

Benedito, tú é apadrinhado da família riva ou, é simplesmente um bocó mesmo. A CPI dos maquinários já esta instalada, o problema é que o Sr. João Emanuel não respeita o regimento interno e não quer instalar as outras CPIs. Tá claro ou quer que desenhe?

positivo
0
negativo
0

To de Olho 30/08/2013

Bom deixe me ver para parar com um assunto polemico devemos ter outro assunto polemico para que isso calamos a bocas que por ai estão nos atacando então vamos polemizar, não esperava atitudes dessa do Prefeito, o ano já está indo em bora e o MM nada fez para a sociedade Cuiabana que vergonha!!!!!

positivo
0
negativo
0

Benedito 29/08/2013

Tem cheiro de alguma coisa azeda nesta história toda, se o Mauro Mendes não deve por que então não deixa investigar e para com a palhaçada ele e a bancada dele. Ou será que já no primeiro cargo político já fez cagada pra tirar o prejuízo da campanha política que o elegeu?

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1