Cuiabá, 27 de Novembro de 2022
logo

30 de Novembro de 2016, 11h:00 - A | A

POLÍTICA / "ÁGUAS DE CUIABÁ"

Prefeitura mantém concessão da CAB; credora assume investimentos

O prefeito Mauro Mendes (PSB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), que a RK Partners Assessoria Financeira e Gestão de Recursos Ltda. vai assumir a concessão do serviço

RAFAEL DE SOUSA
DA REPORTAGEM



O prefeito Mauro Mendes (PSB) anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), que manteve o contrato de concessão da CAB Ambiental, mas com o compromisso de que a RK Partners Assessoria Financeira e Gestão de Recursos Ltda. vai assumir a concessão do serviço de saneamento básico de Cuiabá.

 A Partners é credora da CAB Ambiental, que foi gestora da CAB Cuiabá. Ele exigiu, no entanto, a saída do Grupo Galvão do processo.

A decisão foi anunciada durante coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira (30). O prefeito e o procurador-geral do Município, Rogério Gallo, explicaram que, neste momento, está descartada a extinção do contrato com a CAB Ambiental.

Com novas regras no contrato de concessão, a empresa fará mudanças no quadro societário e passará a se chamar Grupo Iguá.

Neste caso, a RK Partners passa a ter a responsabilidade em investir R$ 204 milhões no sistema de água e esgoto, nos próximos 18 meses.

“Esse investimento vai garantir 100% de água na torneira, além de ampliar para 50% a coleta de esgoto. Em sete anos, a empresa tem a missão de universalizar o tratamento de água e esgoto em Cuiabá”, disse Mendes.

O prefeito explicou que o prazo para o início dos trabalhos por parte da nova gestora é de 180 dias (seis meses), período em que continua valendo a intervenção por parte da Prefeitura.

“A segurança jurídica de que a CAB não retorna está estabelecida no aditivo do contrato. Caso eles não finalizem essa transação dentro do prazo, automaticamente, será decretada a caducidade [da empresa] sem o direito de recorrer à Justiça”, disse.

Como condição para que a empresa assuma os trabalhos, a Prefeitura também estabeleceu como regra um plano emergencial de execuções com prazos para a conclusão dos serviços e a permanência do interventor na companhia de água esgoto.

Marcelo Oliveira, que conduziou todo processo  ficará no cargo de diretor operacional, com o objetivo de defender os interesses do Município.

A partir de agora, a CAB passa ser “Águas de Cuiabá”, também com uma nova diretoria.

O diretor de negócios da RK, Paulo Mattos, disse que os novos investidores assumem seus cargos no máximo em 90 dias.

“O controle da gestão está sendo mudado de acordo com bancos e por meio dos fundos de investimentos. Vamos trabalhar em um novo conceito de gestão. Nós temos bastante experiência na restruturação de empresas”, disse o diretor.

A RK Partners terá que investir R$ 1,2 bilhão em saneamento básico, nos próximos sete anos.

 

 

Comente esta notícia

lauro 03/12/2016

Queria saber do prefeito Mauro Mendes se a nova empresa que vai assumir a concessâo de agua e esgoto de cuiabá vai ter a mesma tabela de cobrança de gastos de agua que a CAB tem hoje eles cobram POR cada 10m3 valores diferenciados isso é um absurdo se a qualidade da água é a mesma deveria ser um valor só independente da quantidade gasta de cada consumidor ñ adianta fazer a troca da Cab se as cobranças absurdas continuarem .

Cpa 02/12/2016

É xô mano o prefeito fechou todinho o novo contrato para que o próximo prefeito torna sem efeito.MINISTÉRIO PÚBLICO.

ARCF 30/11/2016

É PREFEITO MAURO MENDES MEXEU, MEXEU E FICOU A MESMA COISA, SÓ ESPERO QUE TIRE ESSE PESSOAL QUE COLOCOU AI NA ÉPOCA DA INTERVENÇÃO, MEMBROS DE SINDICATO, QUE POR SUA VEZ COLOCOU PRIMO, QUE COLOCOU AMANTE E ASSIM VAI. TAMBÉM ESPERO QUE COLOCO ALGUÉM DE CAPACIDADE PARA GERIR A EMPRESA POIS OS QUE ESTÃO AI ESTA DIFÍCIL, O ATUAL SÓ SABE GRITAR E XINGAR AS PESSOAS, ACHA QUE É DEUS, SEM FALAR QUE NÃO TEM CONHECIMENTO TÉCNICO PARA TAL FUNÇÃO, UMA EMPRESA DESDE PORTE NÃO PODE SAIR GASTANDO E FAZENDO AS COISAS COMO BEM ENTENDE, EXISTE PLANEJAMENTO. E PARA FINALIZAR GOSTARIA DE AVISAR QUE A AV. DO CPA ATENDE MORADORES DA GRANDE MORADA DA SERRA TAMBÉM, PORTANTO EXISTEM RESIDENCIAIS NAQUELA REGIÃO, PORQUÊ ASFALTO SÓ ATÉ A ENTRADA DA MORADA DO OURO??? ENGRAÇADO QUE ONDE VC MORA FOI ASFALTADO DE PONTA A PONTA E DIGA-SE DE PASSAGEM SEM NECESSIDADE, SÓ PARA RESSALTAR O LUGAR QUE VÓS FALO É A RUA PRINCIPAL DO JD. ITÁLIA. GRAÇAS A DEUS SUA ESPOSA NÃO DEIXOU SER CANDIDATO NOVAMENTE, VAI TARDE... E NÃO VOLTE MAIS!!!

3 comentários

1 de 1