VANESSA MORENO
APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O advogado Ricardo Gomes de Almeida tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na manhã desta segunda-feira (10), em meio a um momento de desgaste público do Judiciário estadual, marcado por debates sobre supersalários e aposentadorias compulsórias.
Indicado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) no dia 3 de novembro, ele ocupa a vaga do Quinto Constitucional da advocacia, deixada por Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou em junho.
Questionado sobre temas que têm gerado polêmica no Judiciário, como o pagamento de verbas extras a magistrados e a aposentadoria compulsória como penalidade disciplinar, Ricardo Almeida preferiu não se posicionar.
“Está muito cedo essa discussão para mim ainda”, afirmou. “Acho que esse é um tema que vou agora me debruçar e pensar com mais profundidade sobre isso e vou analisar”.
Durante a cerimônia, o novo desembargador adotou um tom de conciliação e destacou a importância da humanização e da pacificação nas decisões judiciais.
“O Quinto é uma missão. É o mecanismo que renova, oxigena e humaniza os tribunais, com a vivência daqueles que conhecem, na carne, muitas vezes o sofrimento, a angústia, a esperança e a luta da parte mais vulnerável da Justiça”, disse.
Ele afirmou acreditar em uma Justiça que vá além do julgamento de processos e atue pela paz social.
“Confio na força da conciliação, mediação e práticas restaurativas, instrumentos modernos de uma justiça célere”, completou.
Leia mais - Desembargador afastado por venda de sentenças vai ganhar aposentadoria compulsória em MT
No discurso, Ricardo Almeida exaltou o TJMT como um dos tribunais mais reconhecidos pela produtividade e inovação, agradeceu ao governador Mauro Mendes pela nomeação e prestou homenagens à OAB-MT e à família.
Emocionado, encerrou a fala com uma prece inspirada em São Francisco de Assis, pedindo para ser “instrumento de paz” na nova função.
Com mais de 26 anos de experiência na advocacia, Ricardo Almeida é especialista em Direito Empresarial e Eleitoral. Foi juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e conselheiro da OAB-MT, além de integrar o Tribunal de Defesa das Prerrogativas da entidade.
LEIA MAIS: Governador nomeia advogado Ricardo Almeida como novo desembargador do TJMT












