facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Março de 2025
28 de Março de 2025

16 de Junho de 2013, 17h:01 - A | A

POLÍTICA / NOVO PRONTO-SOCORRO

Kamil diz que hospital prometido em campanha só sai em 2016

No leque de promessas feitas durante as eleições de 2012, o prefeito Mauro Mendes, garantiu a implantação já este ano. Curiosamente, 2016 também é ano de eleição

ALINE FRANCISCO



A população de Cuiabá e boa parte da de MT, que busca por tratamento na Capital, vai ter que esperar além do prometido para poder desfrutar dos serviços do novo Pronto-Socorro, prometido pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), na eleição de 2012. O secretário de Saúde do município, Kamil Hussein Fares, admitiu que a nova unidade só fica pronta em 2016.

No leque de promessas feitas durante as eleições de 2012, o então candidato Mauro Mendes, garantiu a implantação de um novo PS até o fim deste ano.

A unidade será instalada ao lado do Centro de Eventos do Pantanal, durante o anúncio da escolha do terreno, Mauro confirmou a intenção de acelerar o processo de licitação da obra para cumprir a promessa, mas não há tempo hábil.  “Entre aprovação do projeto e a finalização das obras, o novo PS será concluído no prazo de 3 anos”, disse Kamil. 

O atual PS, para Kamil, é uma 'bomba atômica'  e vive situação de caos. "Hoje é uma situação de guerra, estou como secretário de Saúde, mas não imaginava que a situação era tão grave. Está um verdadeiro salve-se quem puder; isso aqui é uma bomba atômica", disse.

Como alternativa para amenizar o problema, Kamil informou que um hospital será alugado para fazer os atendimentos de alta gravidade. “Estamos fazendo o máximo para resolver o problema”, garantiu.  


A OBRA


O novo Pronto-Socorro de Cuiabá será a mais importante referência em saúde de Mato Grosso, segundo o prefeito. A unidade será capaz de atender pessoas de todo o estado, em qualquer especialidade médica. Pelo menos na teoria da prefeitura.  

A área escolhida para o novo hospital fica na Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto (ao lado do Centro de Eventos do Pantanal). Quatro características foram essenciais para a escolha do local: tratar-se de território escriturado próprio; acesso facilitado e rápido; topografia favorável e possibilidade de expansão da área. 

O novo Pronto-Socorro deve contar com um Centro de Diagnósticos, evitando que os exames necessários sejam feitos em outros lugares, e ainda um Centro Ambulatorial, com consultas e leitos para internação suficientes para qualquer tipo de atendimento. 

O objetivo, segundo o prefeito Mauro Mendes, é poder atender aos cuiabanos de maneira completa, assim como pacientes que venham do interior e até mesmo de outros estados. Para isso, a previsão é de que 250 leitos sejam criados.


LEIA MAIS:


Mendes consegue aval de Ministério para novo pronto socorro


Hospital será erguido ao lado do Centro de Eventos do Pantanal


Para Prefeitura, área em disputa judicial não compromete a construção


Kamil diz que PS é uma "bomba atômica" e situação é de guerra

 

Comente esta notícia