ANA ADÉLIA JÁCOMO
As articulações para viabilizar o novo presidente da Câmara de Vereadores estão movimentando os bastidores. Na noite desta terça-feira, 27, 19 eleitos estiveram reunidos na casa do vereador mais votado, João Emanuel (PSD), para, segundo ele, dialogarem sobre a possibilidade de lança-lo à disputa. Além dele, o presidente Júlio Pinheiro (PTB) deve tentar a reeleição.
Entre os temas abordados no encontro, João afirmou que recebeu instruções dos colegas para implantar novas ideias, como um Colégio de Líderes e reforma do Regimento Interno da Casa. Ele garantiu que se sentiu prestigiado e que, mesmo sem definição, acredita que conta com o apoio da maioria para ingressar na eleição, caso opte pela possibilidade.
Segundo João, o vereador afirmou que Dilemário Alencar, vereador eleito e ex-presidente municipal do PTB, disse a ele que a legenda espera que Júlio Pinheiro articule sua candidatura, caso contrário, membros da agremiação podem apoiar outros candidatos.
“O Dilemário disse que antes de declarar apoio [ao atual presidente], o Júlio precisar se viabilizar. Se ele não conseguir um bom número de apoiadores, a legenda irá dividir os votos. Além disso, eles querem um nome novo para presidir a Câmara, que seja de primeiro mandato. Fora isso, o presidente terá que manter um compromisso de constituir o Colégio de Líderes e a reforma, para que todos os vereadores sejam ouvidos antes das sessões”, disse João.
Há possibilidades de Onofre Júnior (PSB) também se lançar como candidato. Adevair Cabral (PTB), que havia lançado precocemente sua candidatura, optou por desistir da disputa. Na próxima terça-feira, 4, o grupo de 19 vereadores voltarão a se encontrar na casa de João.
APOIOS DE PESO
João Emanuel conta com o aval do presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD), seu sogro, enquanto Júlio Pinheiro e Onofre fazem parte da base aliada do prefeito eleito Mauro Mendes (PSB). Durante as eleições para escolher o novo Chefe do Executivo municipal, o PSD optou por apoiar o candidato a prefeito derrotado Lúdio Cabral (PT).
João Emanuel pediu votos ao petista e agora terá que viabilizar seu nome entre os colegas, mesmo sob o prisma de ser considerado “oposição” pelo prefeito. No entanto, ele disse que não pretende adotar uma postura combativa a Mendes e frisou que não tem nada contra o socialista, mas que irá defender os interesses da cidade.
“Não é uma nova eleição. Temos que pensar em Cuiabá e trabalhar voltado às questões da cidade. Tenho certeza que o prefeito quer o melhor para Cuiabá. Acredito que todos os outros prefeitos deixaram a própria Câmara definir seu presidente. Todos os projetos que beneficiarem a cidade eu vou aprovar. Se houver ponto de vista diferente, vou dar oportunidade de fazer o contraponto. Quero evidenciar que não tenho nada contrário o Mauro”, declarou João Emanuel.
DESGASTE
Sobre o fato de a Câmara estar com a imagem pública “arranhada” por conta de escândalos, alguns envolvendo o presidente Júlio Pinheiro, João declarou que não tem nada contra o vereador, mas que acredita na sua capacidade de reunir mais requisitos para presidir a Casa de Leis no próximo biênio. “Acho que ele realizou demandas importantes para Câmara, mas creio que posso reunir maiores requisitos”, disse o parlamentar.
No início deste ano Júlio envolveu-se em uma discussão familiar com a esposa Gisele Pinheiro. Na época, ela chegou a acionar a Polícia Militar para conter o marido, que segundo ela, ameaçava-a com um garfo de churrasco, visivelmente embriagado. O presidente declarou durante sessão plenária que era alcoólatra e que iria se tratar. Outro episódio que causou muito desgaste à Casa foi a aprovação sorrateira da concessão da Sanecap.
Pedro Scolfar 28/11/2012
Primeiro vai ter que convencer os novatos, avidos pelo poder, a ceder a ele a vaga de presidente.. A briga é boa, mas aposto em Emanuel, ja que tem Riva como mentor..
Mario Cesar 28/11/2012
Joao vai derrubar facil a cambada que ta la.. inda mais com riva apoiando.. pra cima deles jaoooo.
OCTÁVIO 28/11/2012
QUERO VER O PINHEIRO LARGAR O OSSO, AINDA MAIS APOIADO POR MAURO MENDES.. AAIAIIAIAIA ESTAMOS FERRADOS..
3 comentários