Joe Raedle/Getty Images

Documento assinado por Donald Trump mantém estado de emergência nacional relacionado ao Brasil, sem previsão de novas tarifas ou sanções.
JUNIOR SILVA, SAMUEL PANCHER
DO METRÓPOLES
Em meio às recentes tensões, o governo Donald Trump decidiu prorrogar o estado de emergência contra o Brasil por mais 1 ano. No comunicado, que será publicado na quarta-feira (29/7) no Federal Register, o Diário Oficial norte-americano, o presidente dos Estados Unidos voltou a falar sobre casos de “censura e a prisão, por parte da Suprema Corte do Brasil” e citou o ex-presidente Jair Bolsonaro para justificar a decisão.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Na prática, a prorrogação do estado de emergência somente estende uma ordem executiva assinada pelo presidente norte-americano em 30 de julho de 2025.
Emergência nacional
-
Donald Trump decretou, em julho de 2025, um estado de emergência nacional contra o Brasil.
-
À época, o presidente dos EUA disse que a medida era uma resposta a ações do Supremo Tribunal Federal (STF) que afetariam a segurança e a economia norte-americanas.
-
Trump também saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que aguardava julgamento por tentativa de golpe de Estado.
-
A prorrogação da emergência nacional não prevê sanções ou tarifas adicionais contra o Brasil.
Para estender a “emergência nacional” sobre o Brasil, Trump usou os mesmos argumentos que basearam a decisão do último ano. No documento, o líder dos EUA voltou a atacar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), classificado por ele como uma “ameaça” para o país que governa.
“Certas atividades, tais como a censura e a prisão, por parte da Suprema Corte do Brasil, de indivíduos que exercem a liberdade de expressão e a censura de conteúdo on-line, continuam a representar uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”, diz um trecho da ordem.
No documento, o presidente dos EUA também citou Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Segundo Trump, o ex-presidente brasileiro estaria sendo alvo de perseguição política.
“Integrantes do governo brasileiro também estão perseguindo politicamente um ex-presidente do Brasil, sua família e seus apoiadores, o que contribui para a erosão deliberada do Estado de Direito no país, para a intimidação por motivação política e para violações de direitos humanos”, afirmou Trump na decisão
Veja o documento:














