Cuiabá, 25 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
25 de Setembro de 2026

11 de Outubro de 2016, 16h:09 - A | A

POLÍTICA / "DE PIRES NA MÃO"

Governadores buscam solução para déficit previdenciário

Os governadores alegam a necessidade de correções e estudam uma reforma conjunta que possa suprir o atual déficit na previdência.

Assessoria

O governador Pedro Taques esteve no evento que contou com a presença de chefes de Executivo de toda a federação.

O governador Pedro Taques esteve no evento que contou com a presença de chefes de Executivo de toda a federação.

DA REDAÇÃO



Governadores de todas as unidades da federação se reuniram nesta terça-feira (11.10), na residência oficial do governador do Distrito Federal, a fim de estudar uma proposta conjunta de reforma da previdência dos Estados. O objetivo é apresentá-la ao Governo Federal para que a reforma ocorra de modo coordenado.

“Estamos em um momento de forte crise econômica e os Estados têm sentido isso fortemente. Mato Grosso, por exemplo, teve um gasto com pessoal superior ao crescimento da receita o que gera um descompasso que precisa ser ajustado”, destacou o governador Pedro Taques.

Durante o encontro, o Ph.D. em economia, Raul Velloso, apresentou um panorama sobre a situação dos Estados e as diferentes medidas que poderiam ser adotadas para suprir o atual déficit na previdência, entre elas o aumento da idade mínima, da contribuição e a criação de fundos.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

O déficit na previdência tem se agravado também nos Estados, e os governadores defendem que são necessárias correções. Na semana passada, oito governadores se reuniram com o presidente Michel Temer para abordar essa questão. Uma das propostas é elevar a contribuição de 11% para 14%, como já foi feito em Santa Catarina.

Outra reunião deve ser agendada para a próxima semana com o presidente Michel Temer, para apresentar os resultados obtidos até o momento com os encontros entre chefes do Executivo estadual.

“Estamos em um momento de forte crise econômica e os Estados têm sentido isso fortemente. Mato Grosso, por exemplo, teve um gasto com pessoal superior ao crescimento da receita o que gera um descompasso que precisa ser ajustado”, destacou o governador Pedro Taques (PSDB).

 

Em Brasília, Taques ainda tem reunião na Advocacia-Geral da União (AGU) e na Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Comente esta notícia