Cuiabá, 07 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
07 de Outubro de 2026

07 de Outubro de 2026, 12h:28 - A | A

POLÍTICA / MUDANÇAS NO PODER

Flávio quer mudar a Constituição para reduzir maioridade penal, acabar com reeleição e reformar Judiciário

Candidato afirma que mudanças serão propostas por emendas à Constituição e que caberá ao Congresso definir duração dos mandatos.

Ugo Barreto

Flávio Bolsonaro detalhou propostas de mudanças na Constituição após receber apoio do União Brasil e do PP.

Flávio Bolsonaro detalhou propostas de mudanças na Constituição após receber apoio do União Brasil e do PP.

DO REPÓRTERMT



O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) defendeu, nesta quarta-feira (7), mudanças na Constituição para reduzir a maioridade penal, acabar com a reeleição e reformar o Judiciário. O senador afirmou que pretende encaminhar as propostas ao Congresso caso vença a disputa pelo Planalto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As declarações foram dadas em Brasília, após reunião com representantes do União Brasil e do PP, que oficializaram apoio à candidatura dele no segundo turno. Flávio explicou quais medidas pretende adotar depois de ter anunciado, na terça-feira (6), que usaria a nova composição do Legislativo para promover alterações constitucionais.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Sobre o fim da reeleição, o presidenciável reafirmou que não pretende disputar um segundo mandato e atribuiu aos parlamentares a definição das regras.

“Eu fiz o compromisso de não concorrer à reeleição, e é o Congresso que vai definir os critérios”, declarou.

Segundo ele, a discussão deverá estabelecer se o mandato presidencial terá quatro ou cinco anos e se a mudança também alcançará governadores. Flávio afirmou que essas decisões deverão seguir o processo legislativo.

Na segurança pública, o candidato reiterou que apoia a redução da maioridade penal. Também incluiu na lista de prioridades uma reforma do Judiciário, mas não detalhou, durante a declaração, quais dispositivos pretende modificar.

Flávio ainda citou alterações em pontos da reforma tributária. Conforme o senador, essas medidas deverão ser discutidas por meio de propostas de emenda à Constituição, as PECs, com votação no Congresso.

Ao delimitar o alcance das mudanças anunciadas, o candidato afirmou: “Qualquer coisa diferente disso é especulação”.

Comente esta notícia