facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Novembro de 2025
11 de Novembro de 2025

11 de Novembro de 2025, 17h:40 - A | A

POLÍTICA / CARNE HALAL

Emirados Árabes querem investir em Cuiabá, mas pedem frigorífico no padrão islâmico na cidade

Carne halal é carne permitida sob as leis islâmica, que segue um método de abate ritualístico chamado Dhabīḥah, focado em praticar a misericórdia e o respeito pelo animal

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



Os Emirados Árabes Unidos apresentaram uma proposta de investimento internacional em Cuiabá, condicionada à instalação de um frigorífico voltado à produção de carne bovina e de frango halal.

De acordo com o prefeito Abilio Brunini (PL), que esteve em Dubai para reuniões com representantes do governo árabe, a Prefeitura havia apresentado inicialmente um projeto de R$ 1 bilhão em sustentabilidade, mas a proposta foi rejeitada por não atender ao interesse principal dos investidores.

“O que os Emirados Árabes estão interessados é em segurança alimentar. Então eles querem investir em cidades que vão trazer projetos que tragam para eles propostas de segurança alimentar”, explicou Abilio.

O prefeito destacou que pretende envolver entidades do agronegócio, como o Sindicato Rural de Cuiabá, a Acrimat, a Famato e o Governo do Estado, para viabilizar o projeto e atrair o capital estrangeiro.

“Eles são muito mais por relacionamento, contato. Eles não simplesmente fazem negócios a partir de números, eles precisam que a gente tenha um vínculo”, pontuou Abilio.

A expectativa, segundo o prefeito, é que representantes dos Emirados Árabes participem da próxima edição da Expoagro, onde devem ser anunciados novos avanços nas tratativas.

A carne halal é produzida segundo os preceitos do Islã, o que a torna essencial para exportações destinadas a países muçulmanos. O abate halal deve ser feito por uma pessoa muçulmana, que realiza oração antes do corte; o animal é abatido de forma instantânea, sem sofrimento; e deve estar voltado para Meca, cidade onde nasceu o profeta Maomé.

 

Comente esta notícia