FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO
O prefeito eleito de Cuiabá, deputado Emanuel Pinheiro (PMDB) vai se encontrar com o atual prefeito, Mauro Mendes (PSB), nesta quinta-feira (3), às 15h, após o feriado nacional do Dia de Finados para dar início ao processo de transição de governo. Até lá, Pinheiro deve definir um nome para ser seu coordenador de transição, cuja função será a de cuidar de tudo o que ocorre na administração da máquina pública municipal. participarão de encontro, além de Mende e Pinheiro, também o coordenador da equipe de transição da prefeitura, vereador eleito Gilberto Figueiredo, o secretário de Governo e Comunicação, João Batista de Oliveira e o coordenador da equipe da transição da futura administração a ser indicado pelo prefeito eleito.
Pinheiro disse à imprensa logo após ter se consolidado como chefe do Executivo municipal, no domingo (30), que Mendes teria ligado para ele desejando boa sorte e que estaria em viagem até quarta-feira (2) para tratar de assuntos pessoais, mas que depois disso, já na quinta, estaria à disposição para começar o processo de transição.
"Ele disse que foi viajar para cumprir algumas agendas, mas que retorna em breve e na quinta podemos nos reunir para começar o processo de transição”, disse.
“Ele me ligou e desejou boa sorte. Também disse que foi viajar para cumprir algumas agendas, mas que retorna em breve e na quinta podemos nos reunir para começar o processo de transição”, disse.
O nome mais cotado para ser o coordenador de transição de Emanuel é o de Osvaldo Sobrinho, que atuou intensamente na campanha do peemedebista durante a corrida pelo Palácio Alencastro como coordenador geral. No entanto, quando questionado sobre quem ocupará a função, o parlamentar disse que ainda não pensou em um nome e faria isso nestes próximos dias.
Outros nomes que o prefeito eleito de Cuiabá ainda precisa pensar são quem irão ocupar as secretarias de município. O marqueteiro da campanha de Emanuel, ex-senador Antero Paes de Barros, descartou ocupar a Secretaria Municipal de Comunicação. Segundo ele, ocupar essa função não foi acordada entre eles, mas mesmo que fosse ele não aceitaria.
ATUAL GESTÃO
A equipe de transição da atual gestão, foi anunciada pelo prefeito Mauro Mendes no dia 24 de outubro. Atualmente o grupo coordenará as ações para o final da gestão para garantir a continuidade de projetos e conclusão de obras.
O grupo de trabalho, que posteriormente deve assumir também a equipe de transição para a próxima gestão, é coordenado pelo ex-secretário de Educação e vereador eleito, Gilberto Figueiredo, e tem como membros o controlador-geral, Wesley Bucco, o contador-geral, Basílio Bezerra, a servidora da Secretaria de Governo e Comunicação, Rafaela Tocantins, e um procurador municipal, ainda a ser designado.
Conforme Gilberto, a equipe irá trabalhar para garantir ainda a segurança jurídica dos gestores.