DA REDAÇÃO
Os deputados estaduais destacaram a importância da participação da Assembleia Legislativa na aprovação do projeto de lei que viabilizou ao governo do estado a contratação de empréstimos para a consolidação do empreendimento. Também reconheceram a coragem do governador Silval Barbosa em buscar parcerias para viabilizar recursos junto ao governo federal.
A obra é a maior de mobilidade urbana realizada no pacote de obras de travessia urbana de Cuiabá; tem 960 metros de extensão e custou aos cofres públicos R$ 50,5 milhões, por meio de convênio com o DNIT. Ela recebeu o nome de Engenheiro José Luiz Borges Garcia, uma homenagem ao filho do ex-governador Garcia Neto.
O presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa, deputado Hermínio J. Barreto (PR) destacou as dificuldades enfrentadas até a conclusão da obra e que Cuiabá é a única cidade da região do Centro-Oeste que recebeu um investimento desse porte. Disse que por diversas vezes discursou contra as instituições, autoridades e o próprio Ministério Público quando queriam travar a execução da obra por questões políticas.
“É a maior obra do Centro-Oeste do Brasil. Nenhuma outra cidade dessa região tem uma trincheira desse tamanho. O governador Silval entra para a história como o governador que teve coragem, determinação e que buscou condições para realizar as obras de infraestrutura em Mato Grosso. E a Assembleia Legislativa teve um papel importante ao aprovar a proposta e fiscalizar a sua execução, inclusive com o empenho do presidente José Riva, deputado que sempre esteve à altura de querer que os investimentos acontecessem em Cuiabá, assim como os demais deputados”, afirmou Barreto.
Da mesma forma, o deputado Pedro Satélite (PSD) concordou que mesmo diante das dificuldades a avaliação é altamente positiva, especialmente, por se tratar de uma obra pública grandiosa como essa trincheira. “O mais importante é que a obra, que levaria pelos menos 30 anos para ser realizada, já está concluída e deverá atrair as pessoas porque é uma obra maravilhosa. Sabemos que o comércio teve muito prejuízo, mas com certeza a partir de agora terá condições para prosperar. Estamos contentes porque a Assembleia Legislativa deu uma contribuição muito grande na fiscalização do empreendimento e o resultado é a entrega de uma obra de qualidade à população”, argumentou Satélite.
A deputada Teté Bezerra (PMDB) ressaltou o trabalho harmônico da Casa de Leis e governo. Para ela, foi importante acreditar e permitir os investimentos diante da certeza de que essas ações representam a modernização da cidade e melhorias na qualidade de vida da população. “Estamos felizes porque outras obras também serão entregues ainda neste ano. A sociedade passa a usufruir essa trincheira que vai trazer nova dinâmica ao trânsito de Cuiabá. Os avanços representam um saldo positivo que ficará marcado na 17ª Legislatura”.
Membro da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes – CIUT, o deputado Emanuel Pinheiro (PR) destacou a trajetória do homenageado e disse que a obra vai diminuir o tempo no trânsito na avenida e transforma Cuiabá que ganha estrutura de cidade moderna. Também garantiu que a fiscalização vai continuar em todas as obras em andamento. “Enquanto tiver uma obra, um tijolo a ser colocado, a Assembleia vai estar lá fiscalizando para que seja uma obra de qualidade à população”, finalizou.