VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT
Após o temporal que causou diversos estragos e deixou moradores sem luz em Brasnorte (a 589 km de Cuiabá), na última terça-feira (09), o prefeito Edelo Marcelo Ferrari (União) decretou situação de emergência no município.
Diversos imóveis, públicos e privados, e veículos ficaram danificados após uma chuva intensa e ventos fortes. Além disso, ruas ficaram alagadas.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
LEIA MAIS: Vídeo: Temporal provoca estragos e deixa moradores sem luz em Brasnorte
De acordo com o decreto publicado nessa quinta-feira (11), o temporal fez com que alguns serviços essenciais fossem interrompidos, causando prejuízos à população. Um relatório realizado pela Defesa Civil atestou a necessidade de adoção de medidas emergenciais.
Sendo assim, foi declarada a situação de emergência em Brasnorte, autorizando os órgãos da administração pública municipal a fazer contratações diretas sem licitação para a aquisição de bens, serviços e obras necessárias pelo prazo de um ano.
Ainda conforme o decreto, em casos de emergência, profissionais poderão evacuar residências para prestar socorro. Propriedades particulares também poderão ser utilizadas em caso de perigo público, assegurando ao proprietário indenização se houver dano.
O prazo do decreto é de 30 dias e pode ser prorrogado por até 180 dias, conforme necessidade.
De acordo com o Clima Tempo, há 40% de chances de chover no município na noite deste domingo (14).