Cuiabá, 02 de Fevereiro de 2023
logo

12 de Dezembro de 2014, 09h:39 - A | A

POLÍTICA / POR 15 VOTOS A 5

Colégio de Líderes da Assembleia indica Janete Riva para conselheira do TCE

A sabatina da indicada, segundo Romoaldo Júnior, será na sessão vespertina da próxima terça-feira (16). Além de Janete, o nome do deputado estadual Domingos Fraga também aparece como candidato

ABDALLA ZAROUR
DA REDAÇÃO



Em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (12) na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado estadual Romoaldo Júnior, informou que a ex-candidata ao governo do estado, Janete Riva, foi indicada pela Mesa Diretora, com requerimento feito pelo deputado José Riva, com o apoio de 15 deputados estaduais, para a cadeira de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em reunião do Colégio de Líderes, ficou decidido mesmo o nome de Janete, por 15 votos contra 5 para José Domingos Fraga. 

A sabatina da indicada, segundo Romoaldo Júnior, será na sessão vespertina da próxima terça-feira (16).

O nome de Janete Riva já era esperado como indicação na vaga do, agora, ex-conselheiro Humberto Bosaipo, que renunciou ao cargo esta semana.

O marido de Janete Riva, deputado estadual José Riva (PSD) não havia confirmado o nome dela ontem, mas deixou uma brecha de que isso poderia ocorrer.

Ao saber da indicação de Janete ao TCE, o governador eleito Pedro Taques (PDT), em entrevista coletiva na tarde de ontem (11), disse que isso seria um 'absurdo' e criticou a possibilidade da Assembleia Legislativa fazer a indicação.

Riva rebateu ao dizer que a ALMT faria a indicação com rigor, e na manhã desta sexta-feira o nome da sua esposa foi consenso entre os parlamentares.

Com a sabatina na terça-feira, a nomeação dela deve ser feita na semana que vem pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e a posse a cargo da agenda do Tribunal de Contas do Estado.

CONFLITO NA SESSÃO

Além do nome de Janete Riva (PSD), o deputado Airton Português (PSD) citou que o deputado José Domingos Fraga (PSD) também seria candidato à vaga de Conselheiro do TCE.

Por causa dessa situação, o deputado Emanuel Pinheiro (PR) pediu explicações à Mesa Diretora da ALMT sobre os passos em que ocorrem a indicação do candidato, já que para ele, a vaga é da Assembleia Legislativa e não da Mesa Diretora.

Romoaldo Júnior disse que a vaga é da Mesa Diretora e não do Plenário. Com isso, eles realizam, neste momento, uma reunião do Colégio de Líderes para definir quem será o indicado. O requerimento feito pelo deputado José Domingos não constou o apoio de nenhum deputado.

Comente esta notícia

DIOGO FABRICIO 12/12/2014

A indicação para o cargo de tamanha responsabilidade deveria ser técnica e não politica sendo necessário preencher requisitos constitucionais do art.73:"...idoneidade moral e reputação ilibada;notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior..." A JANETE PREENCHE TODOS OS REQUISITOS OU NENHUM DELES!!!?

Nilton 12/12/2014

muito bomm adroreiiiiiiiiiiiiiii fraga é um fanfarrao.. devia ta querendo alguma coi$a so pode...

PAULA 12/12/2014

BOA ESCOLHA.. PESSOA MARAVILHOSA.. BOA SORTE

Edson Palma 12/12/2014

Até quando o TCE vai ser tratado como CURVA DE RIO ? A população está pronta a se manifestar contra esse tipo de indicação. Precisamos urgentemente de um Projeto de Lei que exija do Conselheiro no mínimo uma pós graduação ou especialização em Direito, Economia ou Contabilidade... Menos uma Dona de Casa ! ABSURDO

Barros 12/12/2014

EU NÃO ACREDITO QUE O POVO DE MATO GROSSO E AS AUTORIDADE POLICIAIS E DE JUSTIÇA VÃO PERMITIR QUE O SR. JOSÉ GERALDO RIVA (FICHA SUJA) SEJA O PRÓXIMO CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DE MATO GROSSO, ATRAVÉS NA NOMEAÇÃO DE SUA ESPOSA... TODOS SABEMOS QUE ELA NEM DE PERTO PREENCHE OS REQUISITOS EXIGIDOS POR LEI PARA OCUPAR O CARGO DE TÃO ALTA IMPORTÂNCIA. ESSA É UMA MANOBRA POLÍTICA DESCARADA DE PROMOVER UM FICHA SUJA (SEGUNDO O TSE) A CONSELHEIRO DO TCE-MT. ISSO É CASO DE POLÍCIA !!!!!!

RICARDO 12/12/2014

Meu pai eterno!!! O que será deste Mato Grosso?

6 comentários

1 de 1